A Prefeitura de Saquarema concluiu o curso de Boas Práticas na Fabricação de Produtos da Mandioca, realizado no município visando a capacitação de pequenos produtores para melhor aproveitamento da mandioca.
Promovido pela Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Pesca, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), e o Sindicato Rural de Araruama, o curso ensinou produtores a transformar a mandioca em farinha, polvilho, nhoque, chips, palha, palito e muito mais, primando pela higiene, qualidade e segurança alimentar.
Com carga horária de 24 horas, o curso concluído nessa quinta-feira, 29, ofereceu ainda a certificação do SENAR para os participantes, que poderão usar o que aprenderam para ampliar oportunidades de geração de emprego e renda.
Segundo a prefeitura, a iniciativa buscou estimular a transformação da mandioca em produtos processados, que apresentam maior valor comercial, melhor aproveitamento da matéria-prima e maior margem de lucro para os produtores.
“A transformação da mandioca em produtos derivados permite que o agricultor diversifique a produção, aumente a vida útil dos alimentos e alcance novos mercados, como feiras, comércios locais e programas institucionais de compra. Além disso, os produtos processados possuem preço de venda superior ao da mandioca in natura, o que contribui diretamente para o aumento da rentabilidade e da sustentabilidade econômica da agricultura familiar”, explicou o município.
Para o secretário de Agricultura, Abastecimento e Pesca, Wellington de Matos, cursos como esse são fundamentais para a fortalecer o setor rural, reforçando o compromisso da gestão municipal com os produtores da agricultura familiar.
“Quando o produtor aprende a processar a mandioca, ele deixa de vender apenas a raiz e passa a comercializar produtos com maior valor agregado. Isso significa mais rentabilidade, melhor aproveitamento da produção e mais autonomia econômica para as famílias do campo”, completou Wellington de Matos.
De acordo com a prefeitura, a agricultura familiar tem papel fundamental no desenvolvimento rural, na geração de renda local e na segurança alimentar do município, que tem como principais produtos a mandioca, banana, quiabo, cebolinha, abóbora, milho, alface, couve, mamão, limão, entre outras frutas, além legumes e verduras.
“Nosso compromisso é apoiar o agricultor familiar em todas as etapas da produção. Ao incentivar a agroindustrialização, geramos emprego, renda e fortalecemos a economia local, garantindo desenvolvimento sustentável para o município”, afirmou a prefeita Lucimar Vidal (PL).
Para participar dos cursos promovidos pela Secretaria Agricultura, Abastecimento e Pesca de Saquarema, os interessados e interessadas devem procurar a sede da pasta, que funciona na Rodovia Amaral Peixoto (RJ-106), Km 52, em Sampaio Corrêa.