X

Quissamã encerra 2025 com saldo positivo na geração de empregos formais

Quissamã fechou 2025 com saldo positivo na geração de emprego formais. De acordo com os dados divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), o município teve mais admissões que desligamentos no último ano. Os números confirmam a trajetória de fortalecimento da economia e também essa nova fase de crescimento da cidade.

Os resultados positivos colhidos no município podem ser explicados, em parte, pela estratégia de estímulo à iniciativa privada. Além disso, o poder público também vem investindo na diversificação produtiva e a ampliação das oportunidades de trabalho.

O mês de dezembro foi um dos destaques. Historicamente ele é marcado por um período de retração nas contratações, mas Quissamã contrariou essa lógica sendo um dos dois municípios da região com saldo positivo no período. O outro foi São João da Barra.

“Estes números mostram que nosso trabalho em diversificação econômica, atração de investimentos e apoio aos empreendedores locais está dando resultados concretos, fortalecendo a economia e garantindo oportunidades para nossa população”, afirmou o prefeito Marcelo Batista.

O resultado é ainda mais positivo se levarmos em consideração que o município vive um cenário desafiador, principalmente pela diminuição na arrecadação dos royalties.

“O saldo positivo é fruto de políticas integradas e investimentos estratégicos, como o Programa Quissamã Empreendedor e a expansão da Zona Especial de Negócios (ZEN), que vêm estimulando o comércio, os serviços e a indústria local, criando novas oportunidades para nossos trabalhadores e empreendedores”, destacou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Arnaldo Mattoso.

Entre os avanços recentes está a assinatura do Termo de Concessão de Uso do Centro Tecnológico Industrial (CTE), localizado no Canto de Santo Antônio, com a Chico 1933 Agroindústria Familiar, iniciativa que reforça a política municipal de diversificação econômica e fortalece a cadeia agrícola e industrial do município.

Somam-se a isso os resultados das políticas de estímulo à iniciativa privada e a previsão de início das atividades do Guaraná Macahé ainda no primeiro semestre de 2026. Entre os empreendimentos já instalados e em operação está a EPM Engenharia de Inspeção, Planejamento e Manutenção Ltda., que integra o novo ciclo de desenvolvimento produtivo do município.

Leave a Comment