Consumidores de Macaé que se sentirem prejudicados na relação de consumo, podem procurar auxílio na sede e nos postos de atendimento da Procuradoria Adjunta de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Macaé)
Importante órgão do governo, cuja função é auxiliar os consumidores que acreditam ter seus direitos prejudicados, a Procuradoria Adjunta de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Macaé) informou já ter realizado 5.416 atendimentos em apenas 6 meses.
Em detalhes, o Procon Macaé detalhou que promoveu 663 audiências de conciliação, sendo a maioria das reclamações do público feminino, com 54,11%. O detalhamento do perfil dos consumidores também traz outros dados importantes.
Entre eles, está a divisão das faixas etárias dos registros. A faixa etária de 31 a 40 anos ficou com 21,73% dos registros, seguida dos consumidores de 51 a 60 anos, com 19,47%, dos que possuem idade entre 41 a 50 anos, com 19,34%.
“Já quando as ocorrências são por assunto, os serviços essenciais como telefone, energia e água, ficam com 37,90%. Em sua maioria, estão relacionadas a cobranças e cortes indevidos do fornecimento do serviço, além de aumentos injustificados. Os serviços financeiros representam 27,30% e, os produtos 19,84%, como fogão, geladeira e máquina de lavar com defeitos”, acrescentou o Procon Macaé.
O órgão informou ainda o ranking das empresas que mais receberam reclamações. Líder do ranking, a concessionária de energia, Enel, aparece com 439, seguida de perto pela Telefônica Brasil – Vivo, que somou 427, com a Claro S/A, fechando o ingrato pódio, com 365 reclamações.
Em 4º lugar, mais uma empresa de telefonia, a Oi Telefonia fixa, surge com 363; seguida pela Bradescard, com 199); pela Via Varejo S/A - Ponto Frio/Casas Bahia, com 181; pela Tim Telefonia, que teve 149; pela BRK Ambiental, alvo de 142 reclamações; pela Oi Telefonia móvel, com 134; e pelo Banco Itaú, que foi citado em 123 reclamações de consumidores macaenses.
Antes com status de secretaria e hoje atrelado à Procuradoria Geral do Município, o Procon Macaé tem como objetivo orientar, educar, proteger e defender os consumidores contra abusos nas relações de consumo.
“Oferecemos um serviço gratuito, buscando resolver as demandas dos consumidores, evitando a necessidade de recorrer ao Poder Judiciário", explica o procurador adjunto de Proteção e Defesa do Consumidor, Carlos Fioretti.
O Procon Macaé funciona no Centro Administrativo Luís Osório (CEALO), com atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O prédio está localizado na Avenida Presidente Feliciano Sodré, 466, térreo, no centro da cidade.
Além do atendimento na sede, o órgão também oferece os serviços de proteção ao consumidor nos pontos de atendimento da Barra, de Córrego do Ouro e do Sana, cobrindo também a região serrana do município.
Para receber orientações e esclarecer dúvidas sobre seus direitos enquanto consumidores, os moradores da cidade ainda podem utilizar o telefone 2791-9088 ou buscar informações através do email do órgão, no endereço, procon@macae.rj.gov.br.