Mídias Sociais

Cidades

Prefeitura de Macaé qualifica mais 450 profissionais

Avatar

Publicado

em

 

Três mil pessoas são capacitadas neste ano com cursos profissionalizantes

 

450 alunos de 37 turmas que concluíram os 28 cursos gratuitos oferecidos pelo Centro de Educação Tecnológica e Profissional (Cetep) participaram da formatura promovida pela Prefeitura de Macaé, na sede da Cidade Universitária, na noite desta segunda-feira (17). A ocasião foi marcada pela homenagem às turmas de Cerimonialista e Técnicas Básicas de Garçom.

A programação contará com alunos de módulos como "Fundamentos de Gerenciamento de Projetos", "NR - Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade", "Costura para iniciantes", "Básico de Primeiros Socorros", "Barbeiro", "Cabeleireiro" e "Básico de Inglês".

A Prefeitura de Macaé forma nesta segunda-feira (17), na Cidade Universitária, às 19h, 450 alunos de 37 turmas que concluíram os 28 cursos gratuitos oferecidos pelo Centro de Educação Tecnológica e Profissional (Cetep), neste segundo semestre. Os alunos do curso de Cerimonial são responsáveis pela organização. Já os participantes do módulo Básico de Panificação e Confeitaria vão produzir o lanche. Os produtos serão elaborados no Cetep-Barra, unidade que funciona como uma padaria-escola.

Todos os cursos ministrados no Cetep contam com parcerias que funcionam no município proporcionando aos estudantes o treinamento em espaços com equipamentos adequados. De acordo com a Secretária de Qualificação Profissional e Ensino Médio, Leandra Lopes, a grade de cursos desta programação foi variada. "Contamos com parceiros como Schlumberger, Supermercado Extra, Serviço Especializado de Segurança e Medicina do Trabalho (Sesmt), além da Casa do Idoso, Pousada da Cidadania, Centro de Convivência do Idoso e campus Macaé do Instituto Federal Fluminense (IFF)", pontuou.

Outra instituição parceira é a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que doou equipamentos para a padaria-escola, que funciona na Barra, além de profissionais que ministram workshops. As aulas práticas e teóricas são ministradas no Complexo Popular de Alimentação (Copa) da Secretaria de Educação, que funciona à Rua Hildebrando Alves Barbosa, 298, em frente ao Ciep Municipal Leonel Brizola, próximo ao 32º Batalhão da Polícia Militar (BPM).

De março a outubro deste ano, cerca de três mil pessoas foram qualificadas nos cursos do Cetep. São oferecidas aulas nos turnos da manhã, tarde e noite, de segunda a sexta-feira, para pessoas a partir dos 16 anos. Com duração média de três meses, os cursos seguem os seguintes eixos: ambiente e saúde; comunicação e informação; produção cultural e design; gestão e negócios; desenvolvimento educacional e social; turismo, hospitalidade e lazer; desenvolvimento educacional e social; controle e processos industriais e produção alimentícia.

REDAÇÃO


 

Mais lidas do mês