Ações fazem parte da adesão do município ao movimento mundial Maio Amarelo, que pretende reduzir os índices de acidentes e mortes no trânsito
Bertha Muniz
Com o objetivo de educar os usuários da via pública (motoristas, motociclistas, pedestres e ciclistas), a partir desta quinta-feira (25), equipes da Guarda Municipal de Cabo Frio atuarão em blitz educativas em pontos estratégicos da cidade. Haverá também a distribuição de panfletos informativos. As ações fazem parte da adesão do município ao movimento mundial Maio Amarelo, proposta que pretende reduzir os índices de acidentes e mortes no trânsito.
Para o diretor de Ensino e Capacitação da Guarda Municipal, Emmanoel Mattos, o Maio Amarelo é uma oportunidade para conscientizar os usuários das vias públicas sobre os perigos do trânsito. A iniciativa, popular em muitos países, teve a cor do movimento escolhida estrategicamente devido às cores do semáforo em todo o mundo, no qual o amarelo simboliza “atenção pela vida”.
“Todas as ações do movimento são para melhorar o diálogo entre administração pública e sociedade. É importante que os motoristas e pedestres se conscientizem de sua parcela de responsabilidade para um trânsito mais seguro”, ressaltou.
O movimento é resultado de uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil. A intenção é colocar em pauta o tema da segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos: órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada. Como tema em discussão, a ideia é, efetivamente, engajar-se em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige nas mais diferentes esferas.
O Maio Amarelo estimula a promoção de atividades voltadas à conscientização, ao amplo debate das responsabilidades e à avaliação de riscos sobre o comportamento de cada cidadão dentro de seus deslocamentos diários no trânsito.
A marca que simboliza o movimento, o laço na cor amarela, segue a mesma proposta de conscientização já idealizada e bem-sucedida adotada pelos movimentos de conscientização no combate ao câncer de mama, ao de próstata, ao suicídio e, até mesmo, às campanhas de conscientização contra o vírus HIV – a mais consolidada nacional e internacionalmente.
Vale ressaltar que o Maio Amarelo, como o próprio nome traduz, é um movimento, uma ação e não uma campanha. Ou seja, cada cidadão, entidade ou empresa pode utilizar o laço amarelo em suas ações de conscientização tanto no mês de maio, quanto, na medida do possível, durante o ano inteiro.
Leave a Comment