O ano de 2025 está quase no fim e Macaé segue acumulando avanços e conquistas em diversas áreas. O município vem passando por uma grande transformação nos últimos anos e ela foi pontuada em uma coletiva de imprensa realizada pelo poder público na manhã desta segunda-feira (29). No encontro, o prefeito Welberth Rezende abordou diversas áreas, com destaque para o desenvolvimento econômico, segurança e o turismo.
O prefeito deu início a coletiva falando sobre desenvolvimento econômico e detalhou o planejamento realizado nos últimos anos para que Macaé voltasse a despontar como grande polo no Estado do Rio de Janeiro. O município hoje é referência na geração de empregos, o maior produtor de grãos e gado confinado do Estado, além de despontar como um expoente em turismo no interior do Rio.
“A estratégia quando eu cheguei era aumentar a arrecadação da cidade. Fizemos a desburocratização da máquina pública e passamos a interagir com as empresas. Queríamos diversificar a arrecadação para não ficarmos dependentes só de óleo e gás e conseguimos isso. Macaé hoje é uma cidade em pleno desenvolvimento”, destacou Welberth.
Macaé hoje é vista como uma cidade segura para se investir e isso tem atraído novas empresas. A Petrobras também já sinalizou o desejo de retomar as operações na Bacia de Campos, com um investimento acima dos R$100 bilhões, o que certamente irá gerar impactos positivos na economia municipal, sobretudo na geração de empregos.
O turismo também passou por uma grande revolução e foi citado na coletiva. Welberth explicou que o município conta com uma das maiores redes hoteleiras do Estado e que ela ficava ociosa nos finais de semana. Isso tudo mudou. Hoje Macaé está com praticamente 100% de ocupação nos hotéis e isso tudo passa por um grande planejamento já traçado nos anos anteriores.
“Nós aproveitamos a estrutura da rede hoteleira que era ociosa nos fim de semana e ligamos com projetos como o Natal Magia. Todo ano batemos o nosso recorde de ônibus que chegam à cidade recheados de turistas. Lá atrás nos resgatamos o orgulho de ser macaense, mostrando para a população nossas belezas naturais. Macaé não tinha programação de Natal, era só um Papai Noel no calçadão. Hoje nos temos toda uma programação e estrutura que foi montada ao longo dos anos e que agora estamos colhendo os frutos”, disse Welberth.
O encontro também destacou a questão da geração de empregos, destacando Macaé como o maior empregador do Brasil em proporção por moradores. O município hoje produz mais vagas de emprego até mesmo que alguns estados brasileiros. E isso passa pela qualificação da mão de obra, por uma cidade segura, pela desburocratização dos negócios e por toda uma infraestrutura criada nos últimos anos.
Outro grande ponto da coletiva foi sobre segurança pública. Macaé hoje é uma das cidades mais seguras do Estado do Rio, apresentando redução de mais de 80% na maioria dos índices de criminalidade.
“Quando eu assumi, Macaé tinha média de 20 a 30 homicídios por mês. Hoje nós reduzimos para uma média de 0 a 3 por mês. O roubo de carga caiu mais de 90%. Isso tudo é graças a um excelente trabalho do Ministério Público, as polícias civil e militar, a guarda municipal e todas as forças de segurança”, pontuou o prefeito.
O prefeito também destacou obras que estão sendo realizadas pelo município, como o maior pacote de obras de drenagem do Estado do Rio, a recuperação de equipamentos públicos, a construção de novas escolas, com 90% delas já climatizadas.
Sobre projetos futuros estão a linha Lilás, que vai sair da Aristeu Ferreira da Silva e sair no Horto. Entre os projetos também, a Prefeitura pretende abrir o final do Vale das Palmeiras e criar uma nova via de acesso. A Cedae também já deu início a obras para melhorar o abastecimento de água na cidade, com investimento de mais de R$ 200 milhões. Atualmente o abastecimento é insuficiente e não consegue dar conta da demanda do município. A estrutura também é antiga e será construída uma nova. Também está nos planos a construção de uma nova rodoviária.