Mídias Sociais

Cidades

Prefeito reforça potencial econômico de Macaé em debate sobre avanços de voos comerciais

Publicado

em

 

Macaé recebeu na última quinta-feira (13) uma reunião entre representantes do poder público e executivos da Gol Linhas Aéreas e da Zurich Airport Brasil, responsável pela administração do Aeroporto de Macaé. A pauta do encontro foi discutir avanços na operação de voos comerciais em Macaé.

“A cidade está em plena expansão, Macaé se transformou na Capital Nacional do Petróleo, estando entre os principais centros de produção de óleo e gás do país e hoje é a Capital da Energia do Estado do Rio de Janeiro. A Equinor desenvolve um projeto que é um marco em inovação e tecnologia no setor energético, que reforça Macaé como polo do setor; temos o turismo de negócios; estamos fortalecendo o turismo de eventos e lazer. Estamos investindo em infraestrutura para acompanhar esse crescimento e receber novos empreendimentos. Não há outra cidade no estado do Rio com as mesmas condições de segurança, organização e desenvolvimento que Macaé oferece”, afirmou o prefeito.

A reunião foi realizada no próprio aeroporto, que em junho contou com a inauguração da segunda pista, com 1.410 metros e um investimento de R$ 220 milhões por parte da Zurich Airport Brasil. Os executivos da empresa também aproveitaram a oportunidade para realizar uma apresentação mostrando o aeroporto como o maior do mercado offshore do mundo. Em 2025 serão 25 mil voos de helicóptero, principalmente entre 6 e 18 horas.

O encontro surge em um momento de grande expectativa de crescimento da cidade. A Equinor citada pelo prefeito refere-se à empresa internacional de energia com sede na Noruega e presente no Brasil há mais de duas décadas e em Macaé, desenvolve o Projeto Raia, um investimento de cerca de US$ 9 bilhões para a produção de cerca de 16 milhões de metros cúbicos de gás no megacampo B-MC-33.

Além do prefeito, também estiveram representando o poder público o secretário de Governo, Juninho Luna; de Desenvolvimento Econômico, Rodrigo Vianna e de Turismo, Léo Anderson.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Rodrigo Vianna, enfatizou que a reunião reforça o papel de Macaé como centro estratégico do setor energético nacional e demonstra o alinhamento entre o poder público, instituições comerciais e a iniciativa privada. O presidente da Associação Comercial e Industrial de Macaé (ACIM), Frederico Barreto, e o representante da Firjan, João Carlos, também participaram da reunião.

“No governo municipal, o prefeito trouxe as instituições para discutir o desenvolvimento da cidade de forma integrada. A indústria do óleo e gás, que sustenta cerca de 85% da economia do estado do Rio, tem em Macaé o seu principal polo de apoio. Somos o maior hub de óleo e gás do mundo, e mais de um terço dos investimentos privados realizados no estado estão concentrados aqui, somando-se às novas plantas de transformação de gás”, definiu Vianna.

Rodrigo Vianna lembrou ainda que Macaé vem fortalecendo parcerias e consolidando sua posição de destaque. “Temos um acordo de cooperação técnica com Macapá e seguimos atraindo grandes players do mercado energético. Nosso objetivo é garantir que empresas como a Gol se sintam acolhidas e encontrem em Macaé um ambiente seguro, competitivo e preparado para crescer junto com o setor”, completou o secretário.

O secretário de Turismo, Léo Anderson, observou que Macaé possui a segunda maior rede hoteleira do Estado do Rio de Janeiro, atrás apenas da capital e o terceiro maior centro de convenções do Estado. Segundo ele, o município já consolidou o turismo de negócios e agora trabalha para fortalecer o turismo de lazer. “Estamos diversificando nossas ações para que Macaé seja reconhecida não apenas pelo potencial econômico e energético, mas também como destino turístico. Temos infraestrutura, belezas naturais e um Calendário de Eventos que atraem visitantes o ano inteiro”, disse.

O secretário de Governo, Juninho Luna, pontuou também sobre o potencial de transporte de cargas em possíveis operações da empresa aérea em Macaé devido à atividade do arranjo de óleo e gás e o fluxo que acompanha o setor. As tratativas para a retomada dos voos comerciais em Macaé devem avançar nas próximas semanas.


Clique Diário

E. L. Mídia Editora Ltda
CNPJ: 09.298.880/0001-07
Redação: Rua Tupinambás 122 Gloria – Macaé/RJ

comercial@diariocs.com
(22) 2765-7353
(22) 999253130

Mais lidas da semana