Mídias Sociais

Cidades

Prefeito de Cabo Frio faz apelo para que pais vacinem seus filhos conta o sarampo e a poli

Thaiany Pieroni

Publicado

em

 

A campanha Nacional de vacinação contra Pólio e Sarampo foi prorrogada mais uma vez, com o intuito de fazer com que pais e responsáveis levem seus filhos para se vacinar. Apesar da campanha já ter sido prorrogada uma vez, a adesão continua muito abaixo do esperado, situação que preocupa não só o município de Cabo Frio, como outras diversas cidades do Estado.

No último sábado, 15, o Prefeito de Cabo Frio, Dr. Adriano, chegou a utilizar as redes sociais para fazer um apelo aos pais. O Prefeito, que é médico explicou os riscos dessas doenças e destacou a importância da vacina. “Por favor, levem seus filhos, de um a cinco anos de idade, para vacinar contra a poli e o sarampo. A poli pode deixar seu filho paralitico e o sarampo até matar seu filho. Por favor, não ponha a vida dos seus filhos em risco. É um apelo que faço”, frisou o doutor.

Mas, apesar do apelo e dos 18 postos de vacinação abertos, somente 483 crianças de 1 ano a menores de 5 anos foram imunizadas. A meta do Ministério da Saúde é proteger 95% do público-alvo, que em Cabo Frio representa 10.662 crianças, mas até o momento apenas 8.253 doses foram aplicadas contra a pólio, o que significam 77,41%. Contra o sarampo foram 8.425 doses, que representam 79,02%.

“Desde o início da campanha, no começo de agosto, a gente reforça a obrigação dos pais e o papel fundamental deles na proteção aos seus filhos. Vacinar é lei no Brasil. É incompreensível que os responsáveis não atentem para o perigo de não imunizarem suas crianças, ainda mais com doenças de alta letalidade e contágio como o sarampo e a pólio. As Secretarias municipal e estadual, bem como o Ministério estão fazendo a sua parte. Cabem aos pais fazerem a deles”, apelou o médico Beto Nogueira, da Saúde Coletiva de Cabo Frio.

A expectativa é que essa porcentagem mude até o próximo dia 22, quando haverá mais um dia D e quando será encerrada a campanha. As unidades que vão vacinar durante a semana são o Centro de Saúde Oswaldo Cruz (CSOC); os Esf’s Manoel Corrêa, Jardim Caiçara, Itajuru, Jacaré, Tangará, Boca do Mato, Maria Joaquina, Samburá, UBS da Praia do Siqueira; Hospital do Jardim; PS de Unamar; PAM de Santo Antônio e Esf Florestinha. Os pólos para o dia D ainda estão sendo definidos.


 

Mais lidas do mês