Mídias Sociais

Cidades

Nova diretoria do Consórcio Ambiental Lagos São João é eleita

Thaiany Pieroni

Publicado

em

 

A nova diretoria do Consórcio Intermunicipal Lagos São João (CILSJ) foi eleita e empossada durante Assembleia Geral do Conselho de Associados, composto por representantes do Poder Público, empresas e organizações não-governamentais (ONGs) dos municípios da área de abrangência. A nova diretoria foi eleita para o mandato 2019-2020.

Foi eleito como presidente o Prefeito de São Pedro da Aldeia, Claudio Chumbinho. “Quero agradecer a confiança de cada membro associado, é uma honra ter sido escolhido para assumir, novamente, a presidência do Consórcio. Vamos continuar buscando parcerias para fortalecer o Consórcio e trazer, cada vez mais, investimentos para o meio ambiente e, principalmente, para a Lagoa de Araruama”, destacou o prefeito Cláudio Chumbinho, que assume seu terceiro mandato como presidente do CILSJ.

Já Dr. Adriano, Prefeito de Cabo Frio ficou com a vice-presidência do Consórcio. “Celebramos aqui a união dos municípios em prol da preservação de um bem comum, que é a Lagoa de Araruama, que vem sofrendo com a degradação ambiental e a baixa de salinidade, prejudicando, entre outras questões, a atividade pesqueira em nossa região. Juntos, vamos cobrar das concessionárias de água e esgoto mais eficácia nas ações de recuperação e preservação de nosso ecossistema”, declarou Dr. Adriano.

Além da eleição, também foi feita a prestação de contas da entidade e apresentação dos projetos já realizados, em andamento e os projetos futuros, já com previsão orçamentária para 2019.

Entre os projetos de 2019 apresentados na reunião estão obras de saneamento sanitário, monitoramento de corpos hídricos, ordenamento dos usos múltiplos da Lagoa de Araruama, monitoramento estatístico pesqueiro das lagoas de Araruama e Saquarema e projetos de educação ambiental. “Agora a gente vai dar prosseguimento às ações informadas de 2019 e vamos começar a desenvolver os projetos de saneamento na Região Hidrográfica Lagos São João, com projetos de monitoramento, de educação ambiental, entre outras atividades. São 6 milhões em obras de saneamento no entorno da lagoa e da região, além de projetos com quilombolas em áreas rurais, que vão trazer muitos benefícios”, afirmou a bióloga Adriana Saad, que foi novamente eleita para o cargo de Secretária Executiva do CILSJ.

O Consórcio Intermunicipal Lagos São João é composto por 13 municípios, Araruama, Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Cachoeiras de Macacu, Casimiro de Abreu, Iguaba Grande, Maricá, Rio Bonito, Rio das Ostras, São Pedro da Aldeia, Saquarema e Silva Jardim. O CILSJ tem como objetivo unir governos, empresas e entidades da sociedade civil visando fortalecer a gestão compartilhada do meio ambiente.

Mais lidas da semana