Mídias Sociais

Cidades

Moradores de Tamoios, em Cabo Frio, fecham Rodovia Amaral Peixoto em protesto contra a falta de energia

Publicado

em

 

Segundo os moradores, há mais de uma semana a luz faltava mais de uma vez ao dia

 

Thaiany Pieroni

 

Depois de mais de uma semana sofrendo com as constantes quedas de energia, os moradores do bairro Aquarius, em Tamoios, distrito de Cabo Frio, em uma atitude desesperada de chamar atenção da concessionária responsável pelo fornecimento de energia da Região, decidiram atear fogo e fechar a Rodovia Amaral Peixoto, na altura da Rua 15.

Durante pouco mais de uma hora o trânsito ficou interrompido e a polícia Rodoviária controlava a situação. Os carros foram orientados a desviar pelas vias laterais e o trânsito seguiu lento. Os manifestantes permaneceram no local até o momento em que dois caminhões da Enel passaram informando que resolveriam o problema. Os manifestantes decidiram então acompanhar os caminhões até que o problema fosse, de fato, resolvido.

Segundo os moradores, há oito dias, a queda de energia estava ocorrendo mais de uma vez ao dia, causando diversos transtornos.

“Estávamos vivendo um verdadeiro caos. Todos os dias vários picos de energia. Eu estava colocando a comida dentro de um isopor para não estragar e estava indo a casa de amigos em outro bairro para conseguir carregar meu telefone. Um verdadeiro abuso”, desabafou a moradora Carolina.

Ainda segundo os moradores, diversas tentativas pacificas foram feitas antes da manifestação. Eles entraram em contato com a concessionária, com a ouvidoria e até na defensoria pública sem retorno.

“Tentamos chamar atenção de alguma forma e fomos atendidos. Durante dias sem luz ligamos sim pra ouvidoria da Enel e para ANEEL e nada foi resolvido até na defensoria pública nós fomos e não tivemos êxito. Então fechar a rodovia foi importante para chamar atenção e só assim nosso problema foi resolvido. As pessoas cansadas, que chegavam do trabalho não foram impedidas de passar porque as vias laterais estavam abertas, mas precisávamos agir. Só nós que ficamos dias sem energia que sabemos o sufoco e transtorno que passamos”, explicou Aline aliviada após conseguir passar uma noite inteira com energia.

Valdilene também é uma das moradores prejudicadas com o problema. Ela conta que mesmo, que aparentemente a luz tenha voltado ao normal, ela faz questão de correr atrás dos seus direitos.  “Fiquei sem luz desde de domingo, já não sabia o que fazer, liguei várias vezes para Enel, para ouvidoria da enel e para Aneel e nada, ontem que vieram no final da tarde. Estragou alimentos e queimou a minha televisão, mas vou mover uma ação contra a enel por constrangimento cada vez que ligava eles me passava um prazo absurdo”, desabafou.

No bairro Nova Califórnia, também em Tamoios, dezenas de moradores já entraram com processo contra a concessionária. A localidade ficou 13 dias sofrendo com quedas de energia pelo menos três vezes ao dia, e segundo os moradores, quando chegava à noite eles não consertavam mais e a população ficou cinco noites inteiras seguidas sem energia.

Os moradores contam que somente na terça-feira, 19, a concessionária decidiu resolver o problema. Mas os moradores ainda estão apreensivos. “Na terça-feira, 19, no período da tarde chegou um monte de caminhão, ficamos o dia todo sem energia, mas pelo menos passamos a noite toda com luz e até o momento continuamos com energia. Mas depois de tantos dias, não dá para comemorar ainda, vamos esperar até amanhã pelo menos para ter certeza que o problema não retornará”, comentou a moradora Isabel Alamar, que tem duas folhas de protocolos anotados.

Entramos em contato com a Enel para saber o que estava motivando esses problemas e se há alguma medida preventiva para que o problema não retorne a acontecer, mas até o fechamento desta edição não tivemos retorno.

 

 

 


Clique Diário

E. L. Mídia Editora Ltda
CNPJ: 09.298.880/0001-07
Redação: Rua Tupinambás 122 Gloria – Macaé/RJ

comercial@diariocs.com
(22) 2765-7353
(22) 999253130

Mais lidas da semana