X

Metade dos cabo-frienses ainda não aderiram a Campanha de vacinação contra pólio e sarampo

Aproximadamente metade dos cabo-frienses ainda não aderiram à campanha de vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo, apesar da campanha encerra nesta sexta-feira, 31.

De acordo com o último levantamento, do dia 6 de agosto até agora foram aplicadas 5.125 doses contra a pólio, que representa 48,07% do público-alvo, e 5.183 contra o sarampo, que significa 48,61%. O total de menores a ser alcançado pelo município é de 10.662 crianças. Essa baixa adesão é considerada preocupante.

“É preocupante a baixa adesão à campanha, já que estas são doenças graves e o sarampo pode até matar. O cumprimento do dever de pais e responsáveis em levar os filhos para tomar vacina é fundamental para evitar doenças que estavam erradicadas, evitar a contaminação de outras pessoas e até mesmo a morte”, afirmou o médico Beto Nogueira, superintendente de Saúde Coletiva de Cabo Frio.

A vacinação está disponível em 17 polos, que funcionam das 8h às 17h: Centro de Saúde Oswaldo Cruz (CSOC); os Esf’s Manoel Corrêa, Jardim Caiçara, Itajuru, Jacaré, Tangará, Boca do Mato, Maria Joaquina, Samburá, Monte Alegre e Peró; UBS da Praia do Siqueira; Hospital do Jardim; PS de Unamar; PAM de Santo Antônio, Esf Florestinha e Angelim.

Para a poliomielite, as crianças que não tomaram nenhuma dose durante a vida receberão a VIP. Os menores de 5 anos que já tiverem tomado uma ou mais doses da vacina receberão a VOP, a gotinha. Em relação ao sarampo, todas as crianças receberão uma dose da vacina tríplice viral, independentemente da situação vacinal, desde que não tenham sido vacinadas nos últimos 30 dias.

Leave a Comment