Macaé vai contar com uma ampla programação esportiva ainda este mês. O poder público municipal está trabalhando no projeto “Esporte Verão”, que contará com diversas atividades de 24 de janeiro a 08 de fevereiro. A programação vai acontecer na arena que será montada na Praia Campista.
Segundo informações, a programação irá contar com as seguintes modalidades: vôlei de praia, beach soccer (futebol de areia), beach tennis, futevôlei, frescobol, arena de lutas com artes marciais, apresentações e clínicas esportivas, palco com aulas de dança e atividades abertas ao público.
E a boa notícia é que as atividades serão oferecidas de forma gratuita. A programação está sendo pensada com o objetivo de agradar aos mais variados tipos de público, que vão desde crianças, adolescentes até adultos.
“Com certeza, a programação será um sucesso. A expectativa é das melhores. Cada vez mais Macaé investe no esporte, qualidade de vida, descoberta e destaque de talentos e potencialidades”, afirmou o secretário de Esporte, César Maillet.
O poder público entende o esporte como uma importante ferramenta de transformação social e como política pública. “O programa Bolsa Atleta encerra o ano com números expressivos e histórias de superação que levam o nome da cidade para competições regionais, nacionais e internacionais. Estamos felizes e sabemos que a cidade tem muito mais a oferecer e destacar em 2026 na área esportiva”, observa o secretário.
No ano passado foram promovidas uma série de atividades e eventos esportivos em Macaé. Eles tinham como objetivo reforçar o compromisso do município com a promoção da saúde, da inclusão social e do desenvolvimento esportivo em diversas modalidades.
Entre as principais ações realizadas, destacam-se campeonatos municipais de futebol de campo, futsal e futebol society, além de torneios de vôlei de praia, basquete, handebol e modalidades individuais, como atletismo, judô, jiu-jitsu e natação. As competições movimentam atletas amadores e profissionais, incentivando a prática esportiva em diferentes faixas de idade. O calendário esportivo também contou com corridas de rua, eventos de ciclismo, caminhadas orientadas e atividades voltadas ao esporte de base, com destaque para projetos desenvolvidos em bairros e comunidades, ampliando o acesso ao esporte e estimulando hábitos saudáveis.
Além das competições, Macaé investiu em eventos inclusivos, com ações voltadas para pessoas com deficiência, promovendo a integração e a valorização do esporte adaptado com escolinhas e oficinas. O Programa Bolsa Atleta também teve papel fundamental ao garantir apoio financeiro a atletas macaenses que representaram o município em competições regionais, estaduais e nacionais. O benefício possibilitou melhores condições de treinamento, aquisição de equipamentos e participação em eventos esportivos, reduzindo barreiras e ampliando oportunidades.
O auxílio é destinado aos atletas residentes no município de Macaé com idade mínima de 10 anos, praticantes de desporto de rendimento em modalidades olímpicas, paraolímpicas e não olímpicas, em que os esportes sejam filiados e regulamentados por federações e confederações.As bolsas variam de R$ 500 a R$ 1500 e as categorias são: individual - coletiva A, individual - coletiva B, individual - coletiva C e individual - coletiva D.
“O Bolsa Atleta reafirma a política pública de valorização do esporte como ferramenta de transformação social, reconhecimento do mérito esportivo e incentivo à permanência dos atletas em suas modalidades. A iniciativa também contribui para projetar o nome de Macaé no cenário esportivo, fortalecendo a identidade do município como referência no incentivo ao esporte. Com investimentos contínuos, eventos diversificados e políticas de incentivo, a prefeitura consolidou, em 2025, um ano marcado pelo fortalecimento do esporte, pela inclusão social e pelo estímulo à qualidade de vida da população”, finaliza o secretário.