Mídias Sociais

Cidades

Macaé Energy 2024 reforça importância da cidade para o mercado de energia

Publicado

em

 

Ao lado do presidente em exercício da Federação das Indústrias do Estado do Rio (Firjan), Luiz Césio Caetano, e do presidente da Firjan Norte Fluminense (Firjan NF), Francisco Roberto de Siqueira, o prefeito de Macaé, Welberth Rezende (CIDADANIA), participou a abertura do Macaé Energy 2024 nessa terça-feira, 11.

Realizado em parceria entre a prefeitura, o Serviços Nacional de Aprendizagem da Indústria (SENAI), da Firjan, e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Rio (Sebrae RJ), o evento, que acontece Royal Macaé Palace Hotel, nos Cavaleiros, reúne as principais empresas do mercado com o propósito de apresentar ao público o vasto potencial de negócios nos mercados de petróleo, gás e novas energias tanto no Estado do Rio quanto no país.

Durante a solenidade de abertura, a Firjan SENAI assinou com a Prefeitura de Macaé um termo de cooperação técnica para realização de cursos de qualificação profissional para atender ao mercado de óleo e gás em toda a região, que beneficiará 2 profissionais.

Além disso, a Firjan apresentou um estudo que mostra projetos que somam cerca de 70 bilhões de dólares em investimentos em energia eólica offshore e hidrogênio na região, nas cidades de Macaé, Campos dos Goytacazes, São João da Barra e Rio das Ostras.

“Em sua 1ª edição, o Macaé Energy faz parte de um projeto maior, que engloba diversas ações voltadas para as micro e pequenas empresas dos encadeamentos produtivos do petróleo, gás natural, energias e indústria naval. Essa cidade abriga muitas empresas e suas bases de operação para o mercado offshore, geração de energia elétrica, além de estudos para o desenvolvimento de uma nova fronteira tecnológica no país, o armazenamento de carbono em aquíferos salinos”, disse o presidente da Firjan, Luiz Césio Caetano.

Ainda durante a abertura, o prefeito Welberth Rezende reforçou a sinergia entre o governo, as empresas de energia e as instituições empresariais que ajudam a tornar Macaé um dos polos dos novos projetos ligados à cadeia produtiva de óleo e gás.

“Nos orgulhamos muito em ter aqui no município parceiros que ajudam a somar o nosso propósito de tornar Macaé o polo de desenvolvimento econômico do nosso Estado e do nosso país. A nossa cidade se consolida como a base da transição energética nacional, a partir do incentivo à exploração, produção e produção do gás natural, e também do apoio a projetos voltados à geração de energia através de fontes renováveis. Vivemos uma nova era em outros segmentos ligados diretamente à indústria offshore, como o comércio, o turismo e o setor de serviços”, comentou Welberth Rezende.

O prefeito de Macaé aproveitou também para reforçar a necessidade de coordenações de ações entre o Ministério de Minas e Energia, a Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama).

Já o diretor de Desenvolvimento do Sebrae RJ, Sérgio Malta, destacou a importância da parceria com a Firjan para o atendimento às pequenas e médias empresas do encadeamento produtivo da região, além de ressaltar a presença de instituições e empresas no 1º dia do evento.

“O evento reúne as principais empresas e instituições que participam das discussões e viabilizam a nova fase de transição energética do país, através do potencial do gás natural. A inovação, a segurança e a capacitação profissional também são essenciais a essa nova fase do mercado, que concentra em Macaé o seu principal polo de atividades”, apontou Sérgio Malta.

O evento contou ainda com a participação do secretário estadual interino de Energia e Economia do Mar, Felipe Peixoto (PSD), e do coordenador-geral de Dados e Informações de E&P do Ministério de Minas e Energia, Diogo Baleeiro.

“Nesse 1º dia, vimos que se trata de um evento completo, reunindo num mesmo espaço especialistas de diversas áreas, autoridades municipais, estaduais e federais, além de empresas de vários portes e diferentes ramos de atuação. Todos em prol de um objetivo em comum: desenvolver ainda mais os mercados de energia na região, no Estado e no país. Como em poucos lugares do mundo, Macaé conta com um ecossistema único, com tudo o que as grandes empresas necessitam para desenvolverem o mercado de petróleo, gás e naval e, em breve, também o das energias renováveis”, completou o presidente da Firjan NF, Francisco Roberto de Siqueira.


Clique Diário

E. L. Mídia Editora Ltda
CNPJ: 09.298.880/0001-07
Redação: Rua Tupinambás 122 Gloria – Macaé/RJ

comercial@diariocs.com
(22) 2765-7353
(22) 999253130

Mais lidas da semana