Um incêndio de grandes proporções foi registrado neste domingo, 19, no Morro do Vigia, localizado no bairro Peró, em Cabo Frio. O local é um dos pontos turísticos mais famosos da cidade e possui uma grande vegetação nativa, que foi afetada pelo fogo.
Segundo informações, moradores, comerciantes e ambientalistas ficaram preocupados com o incêndio que quase chegou a Cabana do Pescador, uma antiga construção, entre as praias do Peró e Conchas. O local já foi cenário de várias novelas e é um dos locais mais fotografados pelos turistas.
Os bombeiros chegaram logo depois e conseguiram controlar o fogo. Os ambientalistas tentaram, em vão, contatos com o INEA, que ainda não escolheu o novo chefe do PECS- Parque Estadual da Costa do Sol, deixando a área sem proteção.
"Precisamos de forte ação preventiva do INEA. Essas ocorrências são freqüentes neste período de forte estiagem. Solicitamos forte ação por parte da SUPLAJ e PECSOL, que não possui sequer uma brigada de incêndio", apelo o ambientalista Arnaldo Vila Nova, da ONG Viva Lagoa e integrante do conselho do PECS.
O PECS é a maior unidade de proteção segmentada do país. Sua área envolveu seis municípios da Região dos Lagos, incluindo as praias da Conchas, parte da Praia do Peró e Morro do Vigia.