Mídias Sociais

Cidades

Empresa Equinor confirma investimento de 9 bilhões de dólares em Macaé

Publicado

em

 

Em reunião realizada na última semana, a Prefeitura de Macaé e a Equinor confirmaram um projeto da empresa para a produção de cerca de 15 milhões de metros cúbicos (m³) de gás no megacampo B-MC-33 a partir de 2028.

Com investimentos de 9 bilhões de dólares, o Projeto Raia na cidade garante também a instalação do gasoduto Rota 5, que conectará o B-MC-33 ao Terminal de Cabiúnas, conforme apresentação feita por representantes da empresa ao governo municipal.

“A cidade vive hoje um novo marco em sua história do petróleo no Brasil, semelhante à chegada da Petrobras em nossa cidade. A Equinor consolida a nossa posição de destaque no mercado global de energia, por nos garantir ampliar a produção e o processamento do gás que é a nova fonte de desenvolvimento para a nossa cidade, região e do Estado”, comentou o prefeito Welberth Rezende (CIDADANIA).

Na reunião de hoje, a equipe de Equinor confirmou o andamento dos processos de licenciamento de instalação do gasoduto, análise realizada junto ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

“Trazer para Macaé sempre foi uma opção muito forte. E encontramos aqui muitas vantagens para desenvolver o projeto, como a posição da cidade em relação ao campo, a base da Petrobras já instalada e a própria referência da cidade para a indústria do petróleo, o que garantiu a tomada da decisão de instalar aqui esta operação”, afirmou o diretor do Projeto Raia, Tiago Penna.

Além do seu diretor, o Projeto Raia foi representado por outros participantes, como Fausto Neto, Juliana Leal e Paulo Peri, e pelo diretor de Relações Institucionais da Equinor, Jorge Siqueira, que revelou a projeção de cerca de 50 mil empregos até 2028.

“A Equinor consolida hoje um projeto que eleva a nossa posição na produção, processamento e distribuição do gás no Brasil, viabilizando também diversos negócios já encaminhados na cidade, como a instalação das usinas termelétricas (UTEs), a fábrica de fertilizantes, e a planta de produção de gás natural líquido. Estamos diante de um horizonte de oportunidades, investimentos e geração de muitos empregos”, acredita o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, Rodrigo Vianna.

Além do prefeito e do gestor, representaram o município no encontro o vice-prefeito Célio Chapeta (PSDB), a secretária de Ambiente e Sustentabilidade, Isaura Sales, de Infraestrutura, Santiago Borges, os secretários adjuntos de Habitação, Ana Lúcia Ribeiro, e de Obras, Felipe Bastos, e o procurador-geral do município, Rodrigo Sarmanho, entre outros.


Clique Diário

E. L. Mídia Editora Ltda
CNPJ: 09.298.880/0001-07
Redação: Rua Tupinambás 122 Gloria – Macaé/RJ

comercial@diariocs.com
(22) 2765-7353
(22) 999253130

Mais lidas da semana