Com pouco mais de dez meses em funcionamento, o Posto de Emissão de Passaportes da Polícia Federal, em Cabo Frio, já emitiu cerca de 15 mil documentos.
De acordo com a administração do espaço, o número está dentro da média planejada, já que a unidade, além de atender os moradores da Região dos Lagos, também atende turistas que antes faziam agendamentos em Macaé, Niterói ou Rio de Janeiro, onde a fila de espera é de cerca de um mês. Ainda segundo a PF, entre os atendimentos, foram mais de 10.200 nacionais, e o restante para estrangeiros.
Em Cabo Frio o tempo de espera é de, no máximo, 10 dias, o que segundo Alexandre do Nascimento, responsável pelo local, vem atraindo pessoas de várias cidades do Estado para Cabo Frio. “Muitos acabam, inclusive, aproveitando a viagem para passar o fim de semana por aqui, conhecendo as belezas da cidade”, explicou Alexandre;
Para a superintendente de Turismo, Luane Ferreira, esse posto é um grande avanço no Turismo da cidade. “Ter um posto de emissão de passaporte em Cabo Frio representa um avanço muito grande na área do turismo. Significa que a atividade trabalhada de forma profissional proporciona tranquilidade ao turista quando busca um destino, porque ele sabe se houver algum problema com o documento, poderá resolver aqui mesmo, sem dificuldade”.
O posto funciona no Cabo Frio Airport (Estrada Velha de Arraial do Cabo, no bairro Praia do Sudoeste), de segunda a sexta-feira, das 9h às 11h e das 14h às 17h, desde o dia 15 de dezembro de 2017.
Quem tem interesse em tirar o passaporte precisa acessar o site da Polícia Federal (http://www.pf.gov.br/) para fazer o agendamento. Para passaportes nacionais, basta clicar na aba “Passaporte”, em seguida (no final da página) no ícone “Estou ciente e desejo prosseguir”, e por fim, em “Requerer passaporte (para brasileiros)”, e preencher todos os dados solicitados. Nesta mesma página existe um link informando toda a documentação necessária (passaporte comum para brasileiros), inclusive para crianças. Já a emissão de passaporte para estrangeiros também pode ser feita pelo site da Polícia Federal, mas na aba “Imigração” que aparece na tela inicial.