Mídias Sociais

Cidades

Em Macaé, Parque Atalaia é ótima opção para quem prefere passeio turístico durante o carnaval

Publicado

em

Parque estará aberto neste sábado (10) e domingo (11), das 9h às 17h. Local oferece, além de ar puro, banho de ducha e caminhadas em trilhas.

Quem fugir de aglomeração de pessoas neste carnaval? Prefere um programa mais tranquilo, ao lado da família e amigos? E ainda em um lugar regado à muita natureza? Em Macaé, uma ótima opção para quem prefere passeio turístico neste carnaval, é visitar o Parque Municipal do Atalaia. O parque estará aberto neste sábado (10) e domingo (11), das 9h às 17h. O local oferece, além de ar puro, banho de ducha e caminhadas em trilhas. É uma excelente oportunidade para quem gosta de aproveitar e contemplar a natureza, como riachos, cachoeiras e lago, com possibilidades de contatos com o verde e animais silvestres. Paralelo, haverá exibição do documentário ambiental "A Terra em 100 Anos e o Simulador Terrestre". A entrada é franca e a exibição acontece sábado e domingo às 15h.

Para esses dias não será preciso agendamento prévio. As pessoas também poderão fazer piqueniques no parque. Não é permitido consumo de bebida alcoólica no interior do parque. Os mais jovens terão oportunidade de praticar o slackline (esporte de equilíbrio sobre uma fita elástica esticada entre dois pontos fixos, o que permite ao praticante andar e fazer manobras por cima).

O Parque Natural Municipal Fazenda Atalaia foi criado em 1995 pela Lei Municipal 1.595/1995 e regulamentado de acordo com o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC) pela Lei 2.563/2004. O parque está localizado a 27 quilômetros do centro de Macaé, possui 235 hectares - 75% de mata fechada - e é uma das poucas reservas de Mata Atlântica ainda intactas no Estado do Rio de Janeiro.

Nele, há trilhas nas quais turistas, jovens, crianças e adultos podem curtir a beleza e o encantamento da natureza. Fontes de águas límpidas, árvores gigantes, riachos, profusão de plantas e flores, com as mais variadas formas, cores e perfumes, além de diversos animais, devidamente devolvidos ao ambiente, são encontrados nessa unidade de conservação.

A Terra em 100 Anos e o simulador terrestre

Quem se aventurar pelo Atalaia terá a oportunidade de assistir e conversar documentário que mostra o supercomputador chamado "Simulador Terrestre (Earth Simulator CNTR)". Este computador já fez previsões que se confirmaram, como o furacão Catarina, primeiro furacão a atingir o Brasil, no estado de Santa Catarina. E seus cálculos mostram como o clima vai mudar em 100 anos, com o aumento dos gases de efeito estufa. Como a floresta Amazônica vai desaparecer, e como diminuirá as áreas para plantio no mundo. Seu enorme poder computacional, o faz levar em conta todos os fatores responsáveis pelo clima, como luz solar, inclinações da órbita da Terra e até o escurecimento global causado pela poluição.

Daniela Bairros

Crédito: Guga Malheiros

 

Mais lidas do mês