Órgão espera atender a demanda reprimida dos cidadãos da Região dos Lagos
Thaiany Pieroni
Depois de bater o recorde de atendimentos em Tamoios, distrito de Cabo Frio, no último sábado, o Detran voltará ao distrito no próximo domingo, 09, oferecendo o serviço de emissão de identidade. A ação acontece das 9h às 16h, no Ciep 331 – Lysia Bernardes (Rua Porto Alegre, s/nº - Aquarius), no distrito de Tamoios, em Cabo Frio.
Segundo o presidente do Detran, Vinicius Farah, foi possível perceber a necessidade da localidade de ter acesso aos serviços oferecidos pelo órgão, principalmente com relação a emissão de identificação civil, o serviço passou de seiscentos atendimentos. Diante deste cenário a ação visa atender a demanda reprimida do cidadão da Região dos Lagos.
“Os moradores de Cabo Frio e da região aderiram em massa ao serviço de emissão de carteira de identificação. Foram mais de 600 pedidos. No Detran Presente precisamos começar mais cedo e terminar mais tarde para conseguir atender a todos que estivem presentes em Unamar. Por isso, o Detran estará de volta. Queremos continuar atendendo esta demanda reprimida do cidadão da Região dos Lagos. Nosso time do Departamento de Identificação Civil estará presente para atender a todos com agilidade e eficiência”, destaca Farah.
Para a população essa notícia é considerada maravilhosa, já que sem a ação, os moradores da localidade são obrigados a percorrer cerca de 40 quilômetros para conseguir fazer o procedimento. Milene Penha, que é moradora da localidade, mas não conseguiu participar da última ação, pois estava trabalhando, comemorou a ação, que desta vez será em um domingo.
“Vou conseguir levar meu filho para tirar a primeira via da identidade. Estava querendo tem um tempão, mas não conseguia pela dificuldade que é ter que ir para outra cidade ou até o Centro de Cabo Frio para fazer, perdemos um dia inteiro. Essa ação veio em ótima hora”, comemorou.
Vale lembrar que para emissão da carteira de identificação, o cidadão não precisa fazer agendamento, basta comparecer ao local. Os pedidos da primeira via da identidade são feitos de forma gratuita. Já os da segunda via precisam de pagamento de DUDA (código 500-2) no valor de R$36,09. Os participantes também podem comprovar estado de vulnerabilidade social e conseguir a isenção da taxa com a Defensoria Pública - que também estará no evento. A Defensoria Pública também permite a retirada da primeira via de certidões, como nascimento e casamento, de forma gratuita. Os cidadãos que quiserem acrescentar o número do CPF e do PIS ou PASEP também podem levar estes documentos originais para unir à identidade.
Leave a Comment