A Defesa Civil de Macaé ganhou um grande reforço em seu efetivo com a formação de 77 novos voluntários. A cerimônia de entrega dos certificados foi realizada na última terça-feira (9), marcando a conclusão de um ciclo de capacitação com o objetivo de fortalecer a cultura de prevenção, preparação e resposta para emergências.
A cerimônia contou com a participação de Anselmo Pestana da UFRJ; o representante da Redec, major Charles; o secretário da Defesa Civil, Joseferson de Jesus; a vereadora Leandra Lopes e o prefeito Welberth Rezende.
“É muito nobre quem tem preocupação com o próximo. Estamos investindo na obra de macrodrenagem, preparando a cidade para chuvas, mas muitas das vezes precisamos das pessoas ajudando. Mais de 500 voluntários em Macaé estão capacitadas para contribuir com a população e isso é muito importante”, comentou Welberth.
Durante o evento, o chefe do Executivo também aproveitou a oportunidade para falar sobre o aplicativo desenvolvido em Macaé para monitoramento de desastres naturais, o Alerta Macaé. Através dele, o usuário tem acesso a informações associadas às 33 estações meteorológicas instaladas em unidades escolares do município. Trata-se de mais uma ferramenta desenvolvida com o objetivo de orientar e informar a população sobre possíveis emergências.
“A formação de novos voluntários reforça a rede de apoio responsável por fortalecer a prevenção e tornar o município mais resiliente. Cada voluntário capacitado representa mais preparação, mais cuidado e mais prontidão para agir em situações de risco. É um investimento humano que faz a diferença no dia a dia da cidade”, afirmou o secretário de Defesa Civil, Joseferson Jáde Jesus.
“Meu objetivo é juntar força com a prefeitura, a comunidade inclusive escolar, as empresas e criar parcerias para levar o conceito de Defesa Civil para dentro das escolas”, comentou Anselmo.
O representante da Redec, Defesa Civil estadual, major Charles elogiou a mobilização da comunidade macaense em engajar no curso. “Uma população mais capacitada é uma população mais resiliente”, definiu.
A vereadora Leandra Lopes salientou a relevância do trabalho do voluntariado. “O trabalho do voluntário faz total diferença para uma cidade”, expressou.
O curso, com carga horária de 20 horas, foi desenvolvido para preparar cidadãos a atuarem de forma segura e responsável junto às ações da Defesa Civil. A formação contou com módulos teóricos e práticos, incluindo aulas presenciais, atividades por meio da plataforma EaD da UFRJ, além de treinamentos práticos de primeiros socorros e combate a incêndio. Ao longo das aulas, os voluntários estudaram conteúdos como primeiros socorros, combate a incêndio, segurança no lar, percepção de riscos, noções de Defesa Civil e princípios do voluntariado.