Mídias Sociais

Cidades

Comunidades pesqueiras de Cabo Frio são contempladas com melhorias

Publicado

em

 

Os benefícios implantados nas comunidades de Cabo Frio fazem parte do Projeto Ardentia. 

As comunidades pesqueiras de Cabo Frio serão contempladas com melhorias, através do Projeto Ardentia. Os detalhes foram passados durante uma reunião com representantes do projeto, além de pescadores e autoridades do segmento de diversos municípios da região.

No Distrito de Tamoios, está sendo construída a rampa do estaleiro dos barcos. Já na Praia do Siqueira, o posto de pesagem de camarão está sendo reformado. O posto receberá, ainda, uma balança digital. No Peró, foram doadas cinco bicicletas de carga para os pescadores que participaram das reuniões promovidas pelo Projeto Ardentia.

Já na Colônia de Pescadores Z-4, que fica no centro da cidade, serão realizados pela Marinha do Brasil dois cursos de capacitação para formação de aquaviários. Além disso, foram comprados equipamentos para a sala de aula que receberá estes cursos, tais como projetor, notebook e cadeiras universitárias.

Ainda na pauta do encontro foi realizada a prestação de contas do projeto e debatidos detalhes da organização do Fórum Regional de Pesca Artesanal, que acontece ainda este mês.

Sobre o Projeto - O Projeto Ardentia é uma ação de Extensão Participativa da Pesca Artesanal na Costa do Sol, promovido pelo Programa de Engenharia de Produção por meio do LABFUZZY/COPPE/UFRJ, com patrocínio da Petrobras. O projeto é desenvolvido em parceria com as Colônias de Pescadores dos municípios da região e tem, como principal objetivo, recuperar a pesca artesanal, promovendo o equilíbrio entre as demandas de desenvolvimento econômico e de proteção socioecológica dos ecossistemas costeiros e marinhos, oferecendo condições para que haja uma gestão sustentável do litoral, desenvolvendo a pesca artesanal como atividade econômica importante para os trabalhadores envolvidos, mas também com a preocupação com a preservação do meio ambiente local.

Em seu desenvolvimento, o projeto promove capacitação dos pescadores e demais profissionais envolvidos no processo da pesca artesanal nos municípios, além de organizar eventos como o II Seminário Nacional de Gestão Sustentável de Ecossistemas Aquáticos (II GSEA), realizado em Cabo Frio, em setembro do ano passado.


 

Mais lidas do mês