Mídias Sociais

Cidades

Comissão de Meio ambiente faz vistoria é impede continuidade de desmatamento nos arredores da Lagoa de Juturnaíba

Publicado

em

 

Local estava sendo desmatado para plantio de Cana de Açúcar

Thaiany Pieroni

Após uma vistoria técnica realizada pela Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro – ALERJ, o Inea decidiu suspender o plantio da cana de açúcar no entorno da Lagoa de Juturnaíba. A lagoa é a principal fonte de coleta de água utilizada para o abastecimento de quase toda a Região dos Lagos e as ações realizadas no seu entorno afetam diretamente todo esse processo.

A visita da comissão contou com a presença da deputada estadual Fatinha (SD), membros do ICMBio, Inea, do Consórcio Lagos São João, representantes da prefeitura de Araruama e das concessionárias de águas da região. Na ocasião, foi confirmada a denúncia feita pelo Deputado Jânio Mendes sobre o desmatamento da área, além do uso de vinhoto, fertilizante com alto poder de contaminação das águas.

Para Janio, a visita ocorreu a tempo de evitar uma grande catástrofe ambiental. “É triste esse cenário que assistimos aqui, mas felizmente chegamos a tempo para suspender essas atividades e lutar pela recuperação da mata ciliar”, comentou o deputado ao final da averiguação.

Além da fiscalização, o Inea suspendeu, imediatamente, todo o plantio de cana de açúcar dentro da área da APA Bacia do Rio São João, até a regularização junto aos órgãos ambientais.

 

Mais lidas da semana