Mídias Sociais

Cidades

Cetep da Barra, em Macaé, oferece cursos na área de Gastronomia

Avatar

Publicado

em

 

Da redação

A Secretaria Municipal de Educação de Macaé está oferecendo oportunidades de geração de renda para família e de graça. São cursos de qualidade, por meio do Cetep (Centro de Educação Tecnológica e Profissional) da Barra. Os cursos oferecidos na área de gastronomia. Em novembro, será realizada a Jornada Tecnológica do Cetep, com workshops de curta duração.

No Cetep da Barra de Macaé, são ministrados cursos com alta procura, como manicure e pedicure, produção alimentícia artesanal e básico de Panificação Artesanal e Confeitaria.

Na próxima segunda-feira (23), 170 alunos do Cetep-Barra receberão o certificado de conclusão do curso em solenidade de formatura que será realizada no Auditório Claudio Ulpiano, na Cidade Universitária, e reunirá cerca de mil alunos de outros cursos do Cetep.

As aulas teóricas ocorrem na própria unidade Cetep-Barra e as práticas são realizadas por meio de parceria com visitas técnicas a empresas ligadas aos segmentos de cursos ofertados. É o caso do projeto "Mãos na Massa", do Supermercado Extra, implementado pelo Grupo Pão de Açúcar, no qual o estabelecimento apoia a formação do curso de Panificação Artesanal e Confeitaria, oferecendo o espaço com toda a infraestrutura de equipamentos, ingredientes e funcionários e contratando os alunos que mais se destacam para trabalharem no supermercado com carteira assinada.

O Cetep-Barra conta com três salas de aula, duas salas de produção de panificação (padaria-escola), recepção almoxarifado e miniauditório. O espaço que funciona com maquinários próprios e alguns disponibilizados através de parcerias, possui uma mini-horta, cujos temperos e verduras são utilizados nas produções das aulas práticas.
No ano passado, segundo o Secretário de Educação, Guto Garcia, cerca de três mil pessoas foram atendidas nos cursos do Cetep da Barra.

Os cursos são conduzidos pelos instrutores Wagner Porto, Rodrigo Amaral, Regina Célia Bastos e Flávia Picon.
Durante as aulas, alunos aprenderam técnicas de boas práticas de manipulação de alimentos, fichas técnicas, rotulagem, além da fabricação de pães, jesuítas, cavacas, cakes, pudim e tortas. Além disso, fazem parte do currículo conteúdos de qualidade, meio ambiente, segurança e saúde, relacionamento interpessoal, ética no trabalho e matemática aplicada.

O Cetep-Barra funciona no antigo Complexo Popular de Alimentação (Copa), da Secretaria de Educação, que funciona à Rua Hildebrando Alves Barbosa, 298, em frente ao Ciep Municipal Leonel Brizola, próximo ao 32º Batalhão da Polícia Militar (BPM).

Crédito: João Barreto

Mais lidas da semana