O Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho recebeu na noite da última segunda-feira (30) um encontro de boas vindas do Macaé Energy 2025. O evento contou com a participação de representantes do setor de óleo, gás e energia, entidades empresariais e uma comitiva do Macapá, cidade que está na margem equatorial, considerada uma nova fronteira de exploração de petróleo e gás.
O Macaé Energy é também fruto de uma parceria com a Firjan e a Rede Petro-BC. A abertura oficial é nesta terça-feira 1º e vai até a próxima quinta-feira (3), no Royal Palace Hotel, na Praia dos Cavaleiros. Ao longo dos dias, o evento vai promover um fórum de debates com o objetivo de ampliar o conhecimento sobre a dinâmica dos mercados de óleo, gás e energia, além de integração energética e suas tecnologias.
Presente à cerimônia de boas vindas, o prefeito Welberth Rezende aproveitou o discurso para destacar a entrega da reforma do Centro de Convenções. O espaço hoje é o terceiro maior do Estado do Rio para eventos de grande porte e o primeiro com essa estrutura no interior do Rio.
“Temos trabalhado muito para criar um ambiente de negócios e vamos avançar ainda mais. Gostaria de agradecer a presença da comitiva de Macapá, um grupo de empresários e representantes do governo que está aqui para conhecer nossa cadeia produtiva. É fundamental para nós essa integração. A indústria do petróleo é ativa, mas o importante de todo esse processo é melhorar a vida das pessoas. Em abril fomos o primeiro do Estado do Rio em geração de empregos e, somando cinco estados, Macaé ficou com um saldo maior que todos juntos”, explicou Welberth.
O prefeito ressalta que outros índices apontam o município como melhor em planejamento orçamentário, segundo lugar no Brasil em ambiente de negócios, entre outros títulos de transparência, gestão e governo do dinheiro público.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Rodrigo Viana, falou obre a importância dos avanços no setor.
“A Bacia de Campos ganha, novamente, grandes investimentos, com o potencial de se tornar em breve o maior polo de escoamento de gás natural brasileiro. Este arranjo produtivo de bens e serviços da cadeia produtiva de óleo, gás e energia proporciona também o futuro da nossa indústria através da margem equatorial. A nossa experiência demonstra que cuidar do ambiente de negócio local estimula a cadeia. Assumimos um governo que mantém como prioridade a simplificação do ambiente de negócios local, desburocratizando processos, reduzindo custos e elevando a competitividade”, frisou Rodrigo.
O representante da Rede Petro-BC, Thadeu Paravidino, destacou que o Macaé Energy reforça o cenário de eventos do petróleo e gás nacional.
“É realmente um motivo de orgulho ter esse evento na nossa cidade. Como empresário aqui da região, faço viagens internacionais e o nome de Macaé é reconhecido em diversos países. E estamos aqui com o objetivo de fomentar negócios para reforçar ainda mais a nossa rede”, disse Thadeu.
O presidente regional da Firjan, Francisco Siqueira, pontuou que o Macaé Energy já se consolidou como encontro fundamental entre as empresas do setor de óleo, gás e energia e as entidades empresariais.
O prefeito de Macapá, Antônio Paulo de Oliveira Furlan, agradeceu a parceria com o município de Macaé.
“É fundamental receber o apoio de vocês para a continuidade do desenvolvimento de Macapá. Precisamos ter a humildade de buscar o conhecimento com quem realmente tem e aprender com os erros e acertos”, ressaltou.
O evento de boas vindas do Macaé Energy contou ainda com a presença do vice-prefeito, Fabiano Paschoal, do gerente geral da Unidade de Negócios da Petrobras na Bacia de Campos, Alex Célem Murteira, e dos secretários municipais de Qualificação Profissional, Rebeca Madureira, Trabalho e Renda, Rafael Carvalho, e Turismo, Leo Anderson.
Leave a Comment