Mídias Sociais

Cidades

Centro de Atendimento Pedagógico volta a funcionar a partir da próxima segunda-feira, 18, em Tamoios

Thaiany Pieroni

Publicado

em

 

Nesta segunda-feira, 18, o Centro de Atendimento Pedagógico (Cenape) Professora Maria Aparecida de Azevedo Galvão, que fica no bairro Unamar, em Tamoios, Distrito de Cabo Frio será reinaugurado. Para marcar a reabertura do espaço, uma cerimônia oficial está marcada para acontecer às 9h, com a presença do prefeito Dr. Adriano Moreno, do Secretário Municipal de Educação Claudio Leitão, da secretária adjunta, Denize Alvarenga e diversos profissionais da Educação que atuarão na unidade.

De acordo com a Prefeitura, após a inauguração, os Cenapes receberão novos equipamentos e profissionais de diferentes áreas de atuação, como fisioterapeutas, psicólogos, psicopedagogos, fonoaudiólogos, assistentes sociais e professores.  Com essa estrutura, os centros vão oferecer atendimento especializado para alunos com transtornos funcionais específicos e/ou dificuldades acentuadas de aprendizagem, matriculados nas classes regulares do Ensino Fundamental, a partir do 1° ano de escolaridade e sem limite de idade.

Os Cenapes paralisaram as atividades em 2016, devido a crise financeira do município e agora estão retornando o funcionamento. Esta é a segunda das três reinaugurações anunciadas pela Prefeitura no último mês de janeiro. A primeira foi o Cepane Warly Studart, no Jardim Olinda, no último dia 28 de fevereiro.

 

Sobre o Cenapes  - Os Cenapes são coordenados pela Superintendência de Gestão Pedagógica e Políticas Educacionais, através do Departamento de Orientação Educacional da Secretaria de Educação (Seme).

O objetivo desses espaços é oferecer aos alunos, através da educação inclusiva, oportunidades para o exercício da cidadania, assim como para a preservação da dignidade humana, para a busca da identidade e participação efetiva na sociedade. A escola é responsável pelo encaminhamento do aluno, após avaliação, para atendimento no centro. As atividades, desenvolvidas no contraturno escolar, auxiliam os alunos a avançarem no aprendizado, trazendo um melhor aproveitamento dos conteúdos ministrados em sala de aula. Também contribuem para uma melhoria da qualidade de vida, dentro e fora do contexto escolar.

 

Mais lidas do mês