A Capela de São João Batista, localizada no Distrito de Barra de São João, em Casimiro de Abreu, passará por reformas. A Igreja é uma construção histórica, mas está fechada há cerca de 12 anos, devido a problemas na sua estrutura.
Nesta semana, foram colocados tapumes, sinalização do local, dentre outras medidas, que preparam o espaço para que sejam iniciadas as intervenções necessárias. De acordo com o projeto, a obra prevê recuperação na estrutura, pintura, iluminação externa e interna, novos assoalho, forro e telhado. Lembrando que toda a intervenção deve seguir as exigências do Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac), já que a Capela é tombada como patrimônio cultural.
A obra acontece no ano em que Barra de São João completa 400 anos de fundação. “A Capela é o maior símbolo da nossa cultura, é onde começa a história da nossa cidade. Estamos investindo no resgate da nossa cultura e na preservação da nossa memória. É uma grande satisfação poder devolver esse patrimônio para moradores e turistas”, ressaltou o prefeito de Casimiro de Abreu, Paulo Dames.
Importância histórica - A Capela de São João Batistaé a primeira construção no município, datada de 1619, quando jesuítas ergueram uma capela em homenagem a São João Batista, na foz do Rio São João, marcando o início do nosso povoamento.
A capela São João Batista e o cemitério integram um importante ponto turístico do município por fazerem parte de uma das mais belas paisagens, no encontro do Rio São João com o mar. Ao lado esquerdo situa-se o pequeno cemitério da extinta irmandade de São João Batista e ao fundo, o cemitério da também extinta irmandade do Sumo Sacramento, onde se encontram os túmulos do poeta Casimiro de Abreu e de seu pai.