Mídias Sociais

Cidades

Cabo Frio recebe ação da campanha Julho Amarelo nesta terça-feira, 24

Publicado

em

 

Nesta terça-feira, 24, é a vez de Cabo Frio receber uma ação da campanha Julho Amarelo. Durante todo o dia serão realizados testes gratuitos de hepatites B e C, na unidade móvel da Gerência Estadual IST/AIDS e Hepatites virais da SES/RJ, que ficará estacionada na Praça do Hospital do Jardim Esperança. Quem quiser fazer o teste pode comparecer na ação na praça munido de documento de identidade com foto e não há necessidade de estar em jejum.

De acordo com a médica Aparecida Castorina Monteiro dos Santos, coordenadora do Programa IST/AIDS e Hepatites de Cabo Frio a previsão é de que pelo menos 250 testes sejam realizados. Lembrando que o teste é fundamental para a identificação precoce da doença.

“A hepatite C é uma doença com mais de 90% de cura. Quanto mais precoce for o diagnóstico maior é a chance melhora e menor é a possibilidade de complicações. Com o passar do tempo, a doença se torna crônica e a partir dela o paciente pode desenvolver cirrose e, consequentemente, câncer de fígado”, explicou a médica.

Ainda segundo ela, além da testagem haverá aconselhamento pré e pós-teste e todos os pacientes com diagnóstico feito na campanha serão encaminhados para a unidade de referência de Cabo Frio, que é o Hospital-Dia, anexo ao Hospital São José Operário, localizado na Rua Expedicionário da Pátria, em São Cristóvão.

De acordo com Castorina, o Brasil vem sendo considerado um exemplo no que se refere à abordagem às hepatites virais. Em Cabo Frio, foram 39 casos da doença, sendo 24 para o tipo C e 7 para o B em 2016. No ano seguinte, houve uma queda nos índices e a cidade registrou 15 casos de hepatite C e 10 do tipo B. Este ano, até o momento são 2 do tipo C e 1 do tipo B.

Mais lidas da semana