Mídias Sociais

Cidades

Cabo Frio espera vacinar 80% do público-alvo até o final da campanha contra a Influenza

Thaiany Pieroni

Publicado

em

 

A Coordenação de Imunização da Secretaria de Saúde de Cabo Frio anunciou que tem como meta vacinar contra influenza 80% do público-alvo, o que corresponde o número de 41.747 pessoas. Para alcançar essa meta, é necessário que mais de 17 mil pessoas busquem os postos de saúde do município até o dia 15 de junho, quando será encerrada a campanha nacional.

Os postos de vacinação são: Centro de Saúde Oswaldo Cruz (Braga); ESF Angelim; ESF Boca do Mato; ESF Florestinha; ESF Gamboa; ESF Guarani; ESF Jacaré; ESF Jardim Caiçara; ESF Jardim Nautilus; ESF Jardim Peró; ESF Manoel Corrêa; ESF Maria Joaquina; ESF Monte Alegre; ESF Nova Califórnia; ESF Peró; ESF Praia do Siqueira; ESF São Jacinto; ESF Tangará; ESF Vila do Ar; ESF Vila do Sol; ESF Vila Nova; Hospital Municipal Otime Cardoso dos Santos (Jardim Esperança); PAM de Santo Antônio; PS Itajuru; PS Unamar; UBS Praia do Siqueira

A coordenação destaca que as crianças entre 6 meses a 5 anos de idade, que fazem parte do grupo prioritário, estão entre os que menos foram imunizados: apenas 18,77% do total. Em números absolutos, foram vacinados 12.632 idosos, 3.640 pessoas com comorbidades (com prescrição médica especificando qual doença lhe confere o direito à vacina), 2.368 trabalhadores da área de Saúde, 2.249 crianças, 2.213 professores, 594 gestantes e 190 puérperas (que são as mães que deram à luz há menos de 45 dias).

Além destes, os demais grupos prioritários para receber a dose são povos indígenas, pessoas privadas de liberdade e adolescentes e jovens de 12 a 21 anos que cumpram medida socioeducativa.

Vale lembrar que anualmente, a vacina contra a influenza é adaptada conforme os tipos de vírus que mais circularam no ano anterior. Após autorização da Organização Mundial da Saúde (OMS), o imunológico começa a ser produzido e entregue nas unidades de saúde. Este processo dura, em média, seis meses. Para este ano, a dose protege contra três tipos de vírus da gripe, que são influenza A/H1N1, influenza A/H3N2 e influenza B/Thuket.

 

Mais lidas da semana