Mídias Sociais

Cidades

Aeroporto de Macaé recebe visitas de empresários da Firjan e de representantes do ACI-LAC

Publicado

em

 

O Aeroporto Joaquim de Azevedo Mancebo, em Macaé, recebeu, nessa semana, uma comitiva de cerca de 20 empresários membros da Comissão Municipal da Federação das Indústrias do Estado do Rio (Firjan) e de instituições parceiras.

A visita tinha o objetivo de conhecer as obras para a construção da nova pista de pouso e decolagem do aeroporto administrado pela Zurich Airport Brasil, do grupo suíço Zurich Airport, que administra outros aeroportos brasileiros, como os de Vitória, no Espírito Santo (ES), e de Florianópolis, em Santa Catarina (SC).

A expectativa é de que as intervenções, resultantes de um investimento de 220 milhões de reais, façam com que o terminal se torne o único do Brasil com duas pistas para operações offshore, além de pouso e decolagem de aeronaves de maior porte.

Durante a visita, os empresários estiveram na área onde está sendo construída a nova pista antes de se reunirem com a direção da Zurich Airport Brasil, que apresentou um panorama das obras e as perspectivas para o novo aeroporto.

A Firjan lembra que as obras para a construção da nova pista, que terá 1.410 metros, foram iniciadas no último mês de junho, quando os voos comerciais foram suspensos temporariamente, e têm previsão de entrega para o 1º semestre de 2025.

“Pudemos perceber o que acompanhávamos pelos gráficos: uma obra de vulto muito grande, que certamente vai colocar Macaé e a região num patamar diferenciado. Vamos ter um aeroporto que não deve nada a nenhum outro do país. Isso vai trazer benefícios para o ambiente de negócios de todo o Norte Fluminense, que só tem a ganhar com esse novo investimento”, avaliou o coordenador da Comissão da Firjan em Macaé, Gualter Scheles.

A Firjan ressalta que a construção da nova pista inclui também atividades de desenvolvimento do projeto executivo, terraplenagem, drenagem, tratamento de solos, pavimentação, sinalização e balizamento, além da relocação de equipamentos de auxílio à navegação e revestimento vegetal, e trabalhos na infraestrutura do local com a construção de “taxiways” e ampliação do pátio de aeronaves de asa rotativa.

Sustentabilidade – Além da Comissão Municipal da Firjan em Macaé, o aeroporto recebeu nessa semana representantes do Conselho Internacional de Aeroportos para América Latina e Caribe (ACI-LAC), que anunciou importante conquista para o empreendimento.

Segundo o órgão, o Aeroporto de Macaé alcançou o nível 2 “Redução” da certificação Airport Carbon Accreditation (ACA), que já havia sido concedido aos outros 2 aeroportos da concessionária, em Vitória e Florianópolis.

“A certificação pelo ACI-LAC é resultado da implantação de programas alinhados com a meta ambiciosa, mas necessária, de atingir o Net Zero até 2050, ou seja, zerar o saldo líquido de emissões de gases do efeito estufa até a metade do século. Entre os projetos que levaram a conquista do reconhecimento internacional, destacam-se o uso de drones para inspeção na pista, que reduz a emissão de 7,5 toneladas de gás carbônico por ano nos 3 aeroportos, e o projeto 400 hertz, que vai fornecer energia renovável para aeronaves em solo. Com essa iniciativa, a concessionária vai evitar a emissão de mais de 2.500 toneladas de CO2 (gás carbônico) por ano. Além disso, a certificação reforça a importância do inovador Carbon Flow, sistema desenvolvido 100% pelos colaboradores da Zurich Airport Brasil, capaz de mapear a pegada de carbono e criar soluções para diminuir o impacto ambiental. O software foi premiado em 2021 com a ‘Green Airport Recognition’, na Conferência Anual do ACI-LAC, no México”, contou a administradora do Aeroporto de Macaé.

Para o CEO da Zurich Airport Brasil, Ricardo Gesse, essas são conquistas importantes porque reforçam o compromisso da empresa com as pautas referentes ao meio ambiente e à sustentabilidade, reforçado por boas práticas de gestão em seus aeroportos.

“A sustentabilidade é um dos valores da Zurich Airport Brasil, e avançar na certificação ACA comprova que nosso compromisso com o meio ambiente é genuíno e que nossos esforços resultam em ações práticas. Esse reconhecimento também nos impulsiona a seguir avançando com nossas estratégias de ESG (sigla, em inglês, para Environmental, Social and Governance)”, afirma Ricardo Gesse.

Diretor-geral do ACI-LAC, Rafael Echevarne comemorou a conquista da Zurich Airport Brasil nos aeroportos de Macaé, Vitória e Florianópolis, ressaltando o compromisso da companhia do grupo suíço com uma aviação mais sustentável.

“O avanço do Floripa Airport, Vitória Airport e Macaé Airport em direção ao nível 2 do programa é a confirmação do compromisso da empresa em tornar a aviação mais sustentável. Reiteramos a importância do exemplo da Zurich, pelo fato de operar aeroportos com perfis distintos no Brasil e isto demonstra a possibilidade de implementação do programa, não importa o tamanho ou a localização do terminal”, falou Rafael Echevarne.


Clique Diário

E. L. Mídia Editora Ltda
CNPJ: 09.298.880/0001-07
Redação: Rua Tupinambás 122 Gloria – Macaé/RJ

comercial@diariocs.com
(22) 2765-7353
(22) 999253130

Mais lidas da semana