Mídias Sociais

Cidades

Ações de limpeza e mudanças de hábito podem auxiliar no combate aos mosquitos

Publicado

em

 

Além da força-tarefa de limpeza que fica a cargo das prefeituras e das ações de coleta e manutenção das redes que fazem parte do sistema de esgotamento sanitário, sob a responsabilidade da BRK Ambiental em Macaé e Rio das Ostras, uma combinação de mudanças nos hábitos do dia a dia pode manter os mosquitos afastados de casa.

O 1º passo pode ser dado cobrindo os recipientes ou removendo a água parada dentro e ao redor da sua casa, medidas que auxiliam não só na interrupção do ciclo reprodutivo e de desenvolvimento do mosquito Aedes aegypti, mas também do Culex quinquefasciatus, o conhecido pernilongo doméstico.

A concessionária destaca que a diferença entre os 2 mosquitos é que o transmissor da dengue, da zika e da chikungunya, se reproduzir em água limpa e atacar a luz do dia, enquanto o pernilongo tem hábitos noturnos e coloca seus ovos em água suja e rica em matéria orgânica em decomposição.

“Por isso, é sempre importante reforçar que alguns cuidados básicos, como tampar caixas e tonéis de água, desentupir calhas e ralos que possam acumular água, manter protegido quaisquer materiais, garrafas e recipientes que possam acumular água da chuva, além de eliminar pratinhos com água embaixo dos vasos de planta, são medidas fundamentais. Mas também é fundamental ter atenção com os hábitos do dia a dia, sempre levando em consideração o descarte correto de resíduos para evitar problemas no sistema de saneamento e consequências como vazamentos de esgoto nas vias públicas”, complementa a BRK Ambiental.

De acordo com o diretor de operações da empresa em Macaé e Rio das Ostras, Ricardo Santiago, essa mudança de hábitos, com cuidados diários, contribui até para a coleta e para o tratamento de esgoto nas duas cidades.

“Mudanças de hábito no dia a dia contribuem positivamente para a o bom funcionamento do sistema de coleta e tratamento de esgoto. Frequentemente são encontrados resíduos na rede e reaproveitar materiais ou descartá-los de forma correta é de extrema importância para evitar problemas como vazamentos”, explicou Ricardo Santiago.

A BRK Ambiental lembrar que para os casos de entupimentos e extravasamentos em via pública, a empresa oferece atendimento pelo número 0800 771 0001, e também pelo WhatsApp (11) 99988-0001.

Para mais informações, basta acessar o site brkambiental.com.br, onde também é possível acessar o blog.brkambiental.com.br, com dicas e informativos sobre os cuidados com as redes de esgoto e o descarte correto de lixo, entre outros temas ligados à saúde e ao meio ambiente.

Mais lidas da semana