X

Ações de combate à proliferação do Aedes aegypti continuam nesta semana em Macaé

Agentes do Centro de Controle de Zoonozes realizam visita domiciliar no centro da cidade para combater focos do mosquito aedes aegypti. Macaé/RJ. Data: 18/04/2017. Foto: Rui Porto Filho

Agentes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) estão durante toda a semana realizando ações de combate ao Aedes aegypti, ao culex e a roedores, em diversos pontos da cidade

A Prefeitura de Macaé, através da Secretaria de Saúde, está intensificando as ações de combate à proliferação do mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão de doenças como a dengue, a zika e a chikungunya.

O trabalho é realizado pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), que atua em todo o município, e já atendeu mais de 70 mil visitas domiciliares na cidade desde o início desse ano.

Segundo a prefeitura, de janeiro a março deste ano, o setor realizou 74.121 visitas domiciliares, 111 atendimentos à reclamação do mosquito, 2.492 controles de roedores, e 40 palestras educativas, ações que devem prosseguir mesmo no outono.

De acordo com o coordenador geral do CCZ, Flávio Paschoal, os cuidados, mesmo neste período, devem ser redobrados tendo em vista as variações climáticas, e principalmente as chuvas que caem na região nessa época do ano.

“Nesta época do ano, a proliferação de larvas do mosquito Aedes aegypti é maior. Por esse motivo, os cuidados devem ser mantidos, principalmente depois que chove. O morador deverá ficar atento aos locais com água parada e tapar, devidamente, caixas d´água, entre outros depósitos, para impedir o surgimento de larvas do mosquito, além de lavar diariamente os recipientes de água dos animais de estimação”, explicou o coordenador.

O governo municipal anunciou ainda que ate sexta-feira, 13, os agentes de combate a endemias estarão realizando mutirões das 8h às 16h, nos bairros da Nova Esperança, Malvinas, Morro de Santana, Novo Cavaleiros, São Marcos, Cajueiros, Centro, Miramar, São José do Barreto e Barra de Macaé.

Leave a Comment