A Prefeitura de Saquarema voltou anunciar um grande evento cultural nessa semana, com a confirmação da realização do seu 1º Encontro da Consciência Negra, marcado para os próximos dias 28 e 29 de novembro, no Teatro Municipal Mario Lago, no Centro, e na Praça do Bem-Estar, no Campo da Aviação.
O evento é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Educação, Cultura, Inclusão, Ciência e Tecnologia, e o Grupo de Estudos e Trabalhos para a Conscientização e Valorização do Homem e da Mulher Negra (GETHOMN).
Segundo a prefeitura, o objetivo do encontro será promover o diálogo, a valorização da cultura afro-brasileira, além do fortalecimento da identidade negra e do enfrentamento ao racismo estrutural na cidade e na região.
A programação começa no dia 28 de novembro, às 18h, no Teatro Mario Lago, com palestras e rodas de conversa sobre justiça, democracia e reparação histórica, com a presença da especialista em relações étnico-raciais e idealizadora da Rede das Pretas, Margareth Ferreira, e do presidente do Conselho Estadual dos Direitos do Negro e Promoção da Igualdade Racial (CEDINE-PIR), Luiz Eduardo Negrogun.
No dia seguinte, dia 29, o evento começa mais cedo, a partir das 14h, na Praça do Bem-Estar, com apresentações culturais, musicais e a Feira Preta, reunindo empreendedores, artistas, artesãos e criadores que valorizam e difundem saberes e vivências da cultura negra.
De acordo com a prefeitura, a proposta é aproximar a população da produção cultural afro-brasileira, além de incentivar o empreendedorismo e o reconhecimento das contribuições históricas do povo negro para a construção da sociedade saquaremense.
“O 1º Encontro da Consciência Negra de Saquarema nasce como um espaço permanente de diálogo, respeito e valorização da diversidade, reafirmando a importância de políticas públicas que promovam igualdade de direitos e enfrentamento ao racismo. A ação integra o calendário municipal de promoção da cultura, inclusão e cidadania”, afirmou o município.