X

Veganismo e Vegetarianismo: estilos de vida diferentes, mas com adeptos em Macaé

Fachada da Point Natural, que fica na Avenida Nossa Senhora da Glória, 2825

Loja de produtos naturais ajuda na fomentação deste mercado, que já registra crescimento de até 40% no ramo vegano e vegetariano

 

Vegano ou vegetariano? Qual a diferença entre os dois? Uma pessoa pode adotar o vegetarianismo por diferentes razões: a principal seria por saúde. Basicamente, quem decide ser vegetariano não come nenhum tipo de carne. Já o veganismo vai além de uma alimentação vegetariana, excluindo, definitivamente, da sua vida, qualquer forma de exploração ou tratamento cruel com os animais.

E esses diferentes estilos de vida têm atraído muitos adeptos em Macaé. No município existe a Associação Macaé Vegan (www.facebook.com/macaevegan).  É o que afirma Bruno Trigoly, de 34 anos, vegano desde 2013 e que foi motivado a adotar o estilo depois de assistir a um filme com exploração e maus tratos de animais. Segundo ele, a procura pelo veganismo e vegetarianismo tem sido grande na cidade, mas é importante a conscientização e buscar, cada vez mais, conhecer os dois estilos, antes de adotá-los. “Temos esse resgate de uma vida mais saudável e o contato com a natureza. Quando você se conecta com a natureza, o veganismo surge. Você começa a repensar seus hábitos. É um movimento que está crescendo e cada um têm suas motivações, uns pela saúde e outros pelo simples fato de adotar como filosofia de vida mesmo”, explicou.

Também em busca de informações e muita pesquisa sobre o veganismo e o vegetarianismo, Ana Luiza Biso, de 20 anos, é vegetariana há seis meses, pois consome leite e ovo, mas o desejo mesmo é se tornar vegana. “Pesquiso muito sobre o veganismo, porque realmente quero adotar o estilo para minha vida. Não é somente deixar de comer qualquer tipo de carne, até porque não como, mas sim abdicar de outros hábitos que estão relacionamentos à exploração de maus tratos contra animais, como por exemplo, comprar algum produto com couro, pois sabemos como aquilo foi feito. Foi preciso matar um animal para que a mercadoria fosse fabricada e depois trajada em um corpo de uma mulher ou homem”.

Em busca também de mais adeptos e com objetivo de levar mais informação à população do município  sobre o veganismo, em novembro, a cidade vai sediar o 1º Macaé Vegan Festival. De acordo com Bruno, o evento vai apresentar pratos vegetarianos nos restaurantes da Orla da Praia dos Cavaleiros. “Nossa ideia é, já que estamos ainda na fase de organização, é sugerir aos chefes de cozinha dos  restaurantes que vão participar do evento, preparação de  pratos com pelo menos um item vegetariano.

Point Natural

Localizada à Avenida Nossa Senhora da Glória, 2852, a Loja Point Natural, recém-inaugurada, ajuda na fomentação do mercado vegano e vegetariano em Macaé.

A proprietária do estabelecimento, Yasmin Franco de Sant’ana, de 22 anos, explica que o mercado vem crescendo bastante e que o retorno tem sido positivo. “Houve um crescimento no setor de produtos naturais. E aqui em Macaé não há nada neste segmento.”

A loja trabalha, exclusivamente, com produtos naturais para veganos e vegetarianos. Na linha vegana, a Point Natural oferece hambúrguer, picolés orgânicos, feijoada e coxinha vegana, além de produtos aos alérgicos a lactose e sem glúten. Na Point Natural, são inúmeras as opções dos produtos, com mais de 100 itens disponíveis a granel. E uma vez ao mês, vão ser realizadas degustações para veganos e vegetarianos.

Feira em Nova Friburgo

Uma feira para futuros veganos, para os que já são ou simplesmente querem conhecer o estilo de vida. Em Nova Friburgo, no dia 15 de abril, será realizada a feira vegana, com oficinas de arte, adoção de animais e apresentações de pratos, como feijoada vegana. A Point Natural estará presente, oferecendo os produtos para veganos, vegetarianos e praticantes de esporte, como suplementos alimentares.

A atuação neste ramo, para Yasmin, tende a ser cada vez mais positiva, pois ajuda, principalmente, na conscientização das pessoas querer e ter uma vida mais saudável.

Daniela Bairros

 

 

Crédito: Igor Faria

Leave a Comment