Mídias Sociais

Caderno D

Sol quente e praias cristalinas atraem milhares de turistas para Cabo Frio

Publicado

em

 

Os visitantes agora chegam por terra, céu e mar. 

A movimentação no setor de turismo de Cabo Frio continua após a virada do ano. Nesta época, quando os termômetros marcam altas temperaturas, é comum que milhares de visitantes busquem um refresco nas águas paradisíacas da cidade. A expectativa é que essa movimentação mais intensa permaneça até o Carnaval.

Essa procura dos visitantes pela cidade, tem sido ainda maior neste ano, com o aumento de opções para chegar a Cabo Frio. Agora, os turistas chegam não só por terra, mas também por céu e pelo mar.

Cabo Frio voltou para a rota dos transatlânticos e até o momento são 12 escalas confirmadas, mas este número pode aumentar segundo informações da Secretaria de Turismo. Dois navios já passaram por Cabo Frio (dia 31 de dezembro e 1 de janeiro) trazendo cerca de 6.323 passageiros, sem contar com 1/3 da tripulação de cada transporte que costuma receber folga e, com isso, aumenta o número de turistas circulando na cidade.

O próximo transatlântico, MSC Preziosa, está previsto para chegar nesta sexta-feira, 05 com aproximadamente 4.363 passageiros e tripulação de 1.370 pessoas. Na sequência Cabo Frio recebe navio dia 15 e 28 de janeiro; 23 de fevereiro; 04, 06,  13, 15, 22 e 31 de março.

Os visitantes também chegam por meio de vôos diretos, que pousam no aeroporto internacional de Cabo Frio. A novidade ficou por conta da conexão entre o Aeroporto de Cabo Frio e o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte – Confins. Já a abertura da temporada de vôos internacionais regulares no município começou com a Argentina, que iniciou o trajeto em meados de dezembro e segue até o dia 03 de março deste ano.

Reforçando as opções aéreas, desde junho a Auto Viação 1001 passou a operar a linha Cabo Frio x Galeão / Galeão x Cabo Frio. Ao todo são seis viagens diárias, entre ida e volta.

Além dessas opções, há também muitos visitantes que chegam de cidades próximas, principalmente do Rio de Janeiro. Com isso, a ViaLagos, concessionária responsável pela principal via de acesso entre a Região dos Lagos e a Capital espera um aumento de 30% do fluxo de veículos, neste período do verão. Boa parte desses veículos seguem em direção à Cabo Frio.

Incentivo ao turismo - Com tantos visitantes chegando a cidade, a Secretaria de Turismo tem reforçado as ações para melhor receber os turistas. Antes da virada do ano, a mesma capacitou funcionários, taxistas, barqueiros e investiu no marketing de divulgação com o objetivo de colocar a cidade como destino turístico, com a criação de uma identidade visual e fortalecimento das redes sociais. Além disso, uma folheteria específica, como mapa turístico estilizado da cidade, foi desenvolvida pela equipe da secretaria.

Para essas ações e outras, que já estão sendo planejadas para o decorrer de 2018, a secretaria conta com diversas parcerias como Sebrae, Acia, Asaerla e trade turístico.

“Foi um ano intenso e produtivo. Formamos uma boa equipe e estamos nos esforçando constantemente para superar as dificuldades que encontramos, principalmente financeiras. Para 2018 pretendemos intensificar a divulgação em parceria com o trade turístico participando de workshops no Brasil e exterior, contratando também uma assessoria especializada em mercados emissores. Investiremos em tecnologias e pesquisas de dados para uma análise mais aprofundada do setor e estudo de percepção dos hábitos dos pólos emissores”, declarou a secretária de Turismo, Fabíola Bleicker.

Além disso, ela destaca outras ações planejadas para este ano, como a valorização do Turismo também na baixa temporada. “Lançaremos um site com informações turísticas e do inventário, além de um portal da transparência para o Fundo Municipal de Turismo. Temos um planejamento estratégico para fomentar a baixa temporada e para tanto, daremos mais ênfase no Turismo Ecológico, de Negócios e da Melhor Idade. Os desafios que enfrentamos foram muitos. Demos sangue, suor e lágrimas para cumprir o serviço público. Acreditamos no imenso potencial da nossa cidade e estamos dispostos a enfrentar os novos desafios que vem pela frente”, finalizou a secretária.

Além das Praias, Cabo Frio também tem programação cultural - A Secretaria de Cultura de Cabo Frio anunciou uma diversificada programação cultural para abrir com chave de ouro o ano de 2018. Ao todo serão 30 dias de atividades em diversos locais.

A primeira atividade acontece neste sábado, 06, a partir das 20h, na Praça da Cidadania. Como no sábado é comemorado o Dia de Reis, a apresentação dos grupos de Folia de Reis terão destaque na programação. Os grupos Estrela do Oriente, Estrela Dalva e Folia de Reis se apresentam a partir das 20h. Já o Coletivo de Corais do Cultura do Amanhã apresentará um clássico de Handel, “Aleluia”, e promete abrir a noite em grande estilo.

Para estimular a leitura, a Secretaria de Cultura, por meio do Projeto “Cultura do Amanhã”, montou uma Tenda Literária na Praça da Cidadania, em frente à Praia do Forte, para venda de livros a preços populares, e iniciou a campanha “Cada cabo-friense um leitor”. A Feira Literária “Maria Lê/Maluco por Leitura” é uma ótima opção de lazer para esse início de verão e funciona todos os dias das 14h às0h, até o dia 20 de janeiro.

A secretaria informou ainda que neste mês haverá Rodas de Leitura, Teatro para Crianças, Festival Instrumental e Vocal, entre outras das muitas atividades programadas para este mês.

“Serão 30 dias de atividades culturais espalhadas por toda a cidade. A gente espera bastante trabalho em 2018”, declarou o secretário de Cultura, Ricardo Machado.

Thaiany Pieroni

Mais lidas da semana