Mídias Sociais

Caderno D

Região dos Lagos celebra o Corpus Christi

Avatar

Publicado

em

 

Chegou o dia de celebrar a data mais importante do ano para a Igreja Católica. Como acontece todos os anos, a procissão é a única que vai às ruas para abençoar as pessoas, famílias e a cidade.

Em muitos lugares, o costumo de enfeitar as casas com oratórios e flores e as ruas com tapetes ornamentados, já se faz presente nas principais cidades da Região dos Lagos, assim como em todo o país.

Mas você sabe, realmente, como a Festa de Corpus Christi surgiu?

Tudo começou no século XIII, na Bélgica, através de freira Juliana de Mont Cornillon (1258), que recebia visões nas quais, Jesus pedia que fosse feita uma festa anual em honra da Sagrada Eucaristia. Tempos depois, um padre da Itália, chamado Pedro de Praga, celebrou uma missão e nela aconteceu um milagre: da hóstia caíram gostas de sangue. Dizem que isso aconteceu, porque o padre teria duvidado da presença real de Cristo na Eucaristia. Um Papa que morava perto desta cidade italiana, ordenou que essa relíquia fosse levada até ele e esse trajeto foi feito em procissão. Quando o Papa Urbano IV encontrou a procissão na entrada de sua cidade, pronunciou diante da relíquia as palavras: “Corpus Christi”.

Em 1264, o Papa prescreveu que na 5ª feira após a oitava de Pentecostes, fosse celebrada uma festa em honra do Corpo de Cristo. E assim a festa mais importante da Igreja Católica começou a ser difundida em todo o mundo e este ano, a data é celebrada hoje(26).

Católicos de toda a Região dos Lagos irão celebrar a data com toda a tradição da religião. Tapetes cuidadosamente confeccionados e muito coloridos, vão compor as ruas de várias cidades e com programações especiais também.

Confira abaixo como as cidades vão comemorar a data:

Macaé

Os tradicionais tapetes serão confeccionados no bairro de Imbetiba, onde nove paróquias da cidade estarão unidas para celebrar a data, a partir das 7h.

Uma missa especial será realizada na Igreja de Santo Antônio as 16h e após a celebração, uma procissão acontecerá, finalizando com uma bênção na Praça Veríssimo de Melo, onde diversas barraquinhas e um show vai encerrar as festividades. Lembrando que um esquema especial foi criado para o trânsito nestes dias de festividades, para garantir a segurança do público. A avenida Elias Agostinho na altura da Rua Dr. Bueno terá trecho interditado. A avenida Agenor Caldas também será interditada, a partir das 6h para que a confecção dos tapetes aconteça com total segurança.

Quissamã

A cidade irá apoiar a celebração da data dando todo o apoio através da Guarda Municipal. A Paróquia local irá confeccionar tapetes de sal a partir das 7h. Lembrando que existirá uma sinalização especial e a interdição da Rua Conde de Araruama(em frente a prefeitura) e parte da Rua Visconde de Ururay, no Centro, onde a procissão passará as 16h, com saída da Capela de São Francisco, no bairro Caxias, encerrando a data com uma Missa Campal no pátio da Matriz.

São Pedro da Aldeia

A Paróquia de São Pedro também vai celebrar a data confeccionando os tradicionais tapetes de sal e irá contar com uma ajuda especial. Mais de 40 escolas do município vão estar presentes em frente a Igreja Matriz para ajudar a criar os belos desenhos feitos de sal. A confecção vai começar a partir das 7h15.

O tema deste ano será “Ano Santo da Misericórdia”. Além das crianças, artistas, associações e empresas, estarão presentes.

Uma cerimônia vai abrir a celebração do dia com a bênção no Largo da Matriz. As 15h uma Missa Campal, também no local irá acontecer, seguida da procissão oficial pela data as 16h30, encerrando com a bênção final as 17h30.

Araruama

A cidade, conhecida por confeccionar os maiores tapetes de sal do interior do Estado, quer continuar a manter este posto. A tradição no município é antiga e é datada desde 1920. A partir de 1953, houve um crescimento significativo da tradição, e até hoje, Araruama é uma cidade que vive intensamente a celebração de Corpus Christi. Este ano não será diferente e a expectativa é que sejam criados cerca de 300 tapetes, que irão percorrer um caminho de quase dois quilômetros, com as suas 65 toneladas de sal, que são produzidos pela própria cidade. Confira como será o dia na cidade:

Paróquia de São Sebastião, realizará uma missa as 7h no Convento das Clarissas e as 8h30 na Matriz. Meio dia será o almoço paroquial no coreto da Praça São Sebastião. As 16h, uma missa Solene de Corpus Christi vai acontecer na Igreja Auxiliar de Nossa Senhora de Guadalupe, de onde sairá a procissão pelas ruas da cidade. Para animar ainda mais a data, um show católico com a Banda Dominus fará parte da programação as 20h.

Rio das Ostras

No município as Paróquias de Nossa Senhora da Conceição, São Benedito e São Vicente, estarão unidas na confecção dos tapetes de sal. Todas elas irão se concentrar na Avenida Amazonas, bem no centro da cidade. Este ano o tema será a Eucaristia, o Ano da Misericórdia e a Campanha da Fraternidade, que veio este ano com o título: “Casa Comum, Nossa responsabilidade”. A missa será as 15h, seguida por uma procissão.

Mariana Abrantes

Mais lidas da semana