A ideia é mostrar que a cidade oferece opções de lazer também nos dias mais frios
Thaiany Pieroni
Cabo Frio é reconhecido pelo seu extenso e belo litoral, que atrai milhares de turistas durante todo o verão, mas neste inverno a cidade mostra que oferece ótimas opções de lazer para toda a família também nos dias mais frios. A programação extensa divulgada pela secretaria de turismo reúne neste mês de julho eventos de segmentos variados. Moradores e turistas terão opções de desde eventos esportivos, musicais e gastronômicos até encontro de motos e competição de Canoas Havaianas.
A programação começa neste sábado, 08, com uma edição especial da mais tradicional roda de samba de Cabo Frio, o Santo Samba, vai levar para o Boulevard Canal, uma homenagem a um dos maiores compositores da Música Popular Brasileira: o “poeta da Vila” Noel Rosa. O show terá a participação do cantor J.P. Silva acompanhado dos músicos cabo-frienses Normando (violão), Jessé (trombone), Lucas (pandeiro), Gui (surdo), Renan (tantan) e Lorival (cavaco).
Já para quem prefere arrastar o pé com um bom forró, no domingo, 09, encontrará na Praça da Bandeira, a partir das 16h, o som da sanfona, da zabumba e do triângulo e de um repertório arretado da melhor qualidade. O evento é um prato cheio para quem gosta do ritmo autêntico, o chamado forró pé de serra. O grupo “Forró du Xamego” promete levar para a praça o sentimento e o espírito dos salões e noitadas do forró de raiz.
Na semana seguinte, entre 13 a 16 de julho, os motores vão roncar forte em Cabo Frio durante a primeira edição do “Cabo Frio Moto Rock”, o encontro de motociclistas que acontece no Espaço de Eventos, atrás do Supermercado Assaí. O evento, organizado pelo Cabo Frio Motoclube e pelo Motoclube “Bodes do Asfalto” terá exposição, praça de alimentação, camping, apresentação de bandas de rock e vai reunir motociclistas de todo o país para celebrar a liberdade sobre duas rodas.
No Museu de Arte Religiosa e Tradicional (MART), o público poderá se encantar com o som do piano do maestro Josué Marins e ao Quarteto de Violões, que será a atração do Música no Convento que este mês acontece no dia 27, quinta-feira, a partir das 19h30. Lembrando ainda que neste mês, a Feira Agroecológica do Convento acontece no dia 29, sábado, das 15h às 19h20 com venda de hortaliças da agricultura familiar e agroecológica da cidade e da região, além de pratos a preços populares. A entrada é franca.
A Praia do Forte não poderia deixar de fazer parte desta programação. O principal cartão postal da cidade, será o palco do Sunset Praia do Forte, dia 29, sábado, a partir das 15h. A orla estará fechada e um palco na altura da Avenida Nilo Peçanha terá apresentação de DJ, show de voz e violão e, para encerrar a noite, banda. Os restaurantes da orla estarão enfeitados com motivos havaianos.
Ainda neste clima, as canoas havaianas vão colorir novamente o mar da praia do Forte no domingo, 30, a partir das 8h, durante a terceira etapa do Campeonato Estadual, organizado pela Federação de Canoas Havaianas do Estado do Rio de Janeiro (FCHERJ), com apoio da Secretaria de Turismo. Dividida em seis categorias distintas - OC6 Open Masculina e Feminina, e OC6 Estreante, Máster, Sênior e Golden - será mais um desafio para as equipes campeãs de Cabo Frio.
Vale destacar que o mês começou com tudo em Cabo Frio com o Circuito Night Run, uma corrida noturna que atraiu 700 competidores no último sábado, 01, para as provas de 5 e 10 km. Além é claro da tradicional barqueata, que reuniu dezenas de fies de São Pedro, o santo padroeiro dos pescadores.
Crédito: Walmor Freitas e Divulgação