Mídias Sociais

Caderno D

I Festival de Literatura e Cultura de Macaé começa nesta quinta-feira (23)

Avatar

Publicado

em

 

Evento será na Praia da Imbetiba e segue até o próximo sábado (25). Flimac vai homenagear o escritor e professor de Química macaense, Antonio Alvarez Parada, o Tonito.

Começa nesta quinta-feira (23), em Macaé, o I Festival de Literatura e Cultura. O evento será na Praia da Imbetiba e segue até o próximo sábado (25). A Flimac vai homenagear o escritor e professor de Química macaense, Antonio Alvarez Parada, o Tonito. A programação acontecer das 9h às 22h. A abertura oficial será a partir das 9h.

Mais de dez 10 tendas serão montadas ao longo da orla da Praia da Imbetiba. O evento vai reunir escritores, poetas, quadrinistas, historiadores, jornalistas, contadores de história, artistas, entre outros.

O público presente poderá visitar o Planetário Móvel 360º, da empresa RPC Cultural, além de apreciar boa música, com shows que serão realizados à noite. Nesta sexta-feira (24), sobem ao palco os sambistas Andrea Martins, Ricardo Badaró e Amanda Amado, e no sábado (25), a banda Pressura encerra o evento.

O Flimac vai contar também com a apresentação de trabalhos das escolas particulares parceiras da feira, como Escola Alfa, Colégio Atlântico, Cemac, Creche Dente de Leite, entre outras. Os colégios estarão com estandes no evento.

O palco "Tonito Parada" será uma tenda para apresentações teatrais, danças e shows musicais. Um tablado "Causando na Flicmac" será um espaço coberto com exposições, conversas entre artistas e apresentações relacionadas ao público jovem.

A tenda chamada "Flicmaczinha" é o espaço para os pequenos, onde acontecerão as contações de história, musicais, mágicos, brincadeiras e oficinas direcionadas às crianças. O "Café Cultural" ficará localizado na sede da 15ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) onde acontecerão as mesas redondas, lançamentos de livros, pocket shows e a exposição sobre a vida e a obra do Professor Antonio Alvarez Parada.

O espaço "Parada Literária" será destinado à leitura dos visitantes, onde serão disponibilizados livros de todos os gêneros literários com a participação da "Biblioteca sobre Rodas", ônibus da Secretaria de Educação. O "Galpão Literário" será um grande espaço coberto com estandes onde ficarão localizadas as exposições interativas realizadas pelas unidades escolares. O "Espaço Diversão" contará com brinquedos e brincadeiras voltadas para crianças. A Praça de Alimentação será recheada de muitas opções nos estandes e food bikes do Polo Gastronômico Praia dos Cavaleiros.

O "Flicmac" será marcado por apresentações de livros e lançamentos de obras. Entre as atrações estão o radialista Mário Luís Machado Silva, que vai apresentar o livro “Afrânio - A primeira medalha do Brasil no peito, na raça e na bala”. O professor Isac Machado vai lançar a obra “Poemando”. Além disso, haverá palestra, do professor, doutor pela PUC-RJ em Ciências Sociais, escritor, poeta e coreógrafo, Paulo Emílio Azevedo. Ele será responsável pelo lançamento do livro “Depois dos 20, prometo escrever o romance e me chamar Machado de Azevedo”. A educadora e escritora Ana Paula Souza Filgueira vai lançar o livro “Alfabeto de A a Z”.

A escritora Anna Maria Vasconcellos vai participar do bate papo “Carapebus nas páginas do passado”. O professor, historiador e dramaturgo Ricardo Meirelles vai fazer parte de um bate papo sobre a peça  “Disse adeus às ilusões e embarcou para Hollywood”. Também será feira apresentação do livro “Biografia de Mathias Neto” com a escritora Márcia Martins.

Escolas

Um dos destaques será a integração e participação dos alunos das escolas municipais que irão visitar e se apresentar na programação. Entre as unidades estão escolas como Raul Veiga (serra), Maria Isabel Damasceno Simão (projeto Peróla Negra e  de flauta), além das danças dos alunos das escolas Ancyra Gonçalves Pimentel (dança), Zelita Rocha, Polivalente Anísio Teixeira, Samuel Brust, Edda Evelyn Damasceno, Maringá, Lia Koop Franco, Marly Vasconcelos Lemos, Ana Benedicta da Silva Santos e Renato Martins. O Polo de Cultura Fronteira e o Ciemh2 Núcleo Cultural também vão apresentar coreografias.

A programação tem a participação do jornalista Gerson Dudus com “A poesia pede passagem”. Ao longo do Festival, também haverá palestras sobre temas relevantes, a exemplo de “Combate ao Aedes”, “Sexualidade”, "Pré- Vestibular Social” e o “Papel da Leitura na construção de uma sociedade justa, plural e democrática”.

Planetário

O público terá a oportunidade de visitar e apreciar o Planetário  Móvel 360° da empresa RPC Cultural. Durante os quatro dias do evento, os visitantes terão a chance de assistir apresentações sobre Astronomia. De forma interativa, os visitantes poderão apreciar os planetas e até os movimentos celestes. A mostra vai destacar planetas, cometas e estrelas cadentes. O planetário é reconhecido por transportar visitantes a uma viagem incrível pelo espaço, levando informação e conhecimento de uma maneira diferente. O investimento será de R$10 para alunos da rede privada e R$5 para alunos da rede pública.

Daniela Bairros

Crédito: Divulgação

Mais lidas da semana