Mídias Sociais

Caderno D

Focus Cia de Dança apresenta “Outro Lugar”, em Macaé

Avatar

Publicado

em

 

Serão duas apresentações, uma ao ar livre, no dia 14, no calçadão, e nos dias 13, 14 e 15 no Teatro Municipal de Macaé, “As canções que você dançou pra mim”. 

Daniela Bairros

A Focus Cia de Dança, do Rio de Janeiro, apresentará dois espetáculos em Macaé,  “Outro Lugar”. Uma ao ar livre, gratuitamente, no dia 14 de outubro, no calçadão da Avenida Rui Barbosa, e nos dias 13, 14 e 15 no Teatro Municipal de Macaé, será a vez do espetáculo “As canções que você dançou pra mim”. Os espetáculos têm patrocínio da Petrobras.

“As canções que você dançou pra mim”, que está há cinco anos em cartaz, e que é sucesso de público, está entre os melhores espetáculos no ranking do jornal O Globo, em 2011, e Folha de São Paulo, em 2012. Os trabalhos são dirigidos e coreografados por Alex Neoral.

A apresentação da Focus Cia de Dança em Macaé, faz parte da agenda dos 40 anos de produção da Petrobras na Bacia de Campos, um dos maiores complexos de exploração de petróleo do mundo.

Além das apresentações, a companhia vai realizar uma oficina gratuita na sexta-feira (13)  e um bate-papo após os espetáculos da sexta e domingo (15) . A oficina vai acontecer na Escola Municipal de Dança de Macaé, que fica na Rua São João, número 76,  no centro, dia 13 de outubro, das 11h às 13h. As inscrições com envio de currículo vão até o dia 10 de outubro pelo  email: focusciadedanca@gmail.com.

“Outro Lugar” atua nos centros urbanos, em lugares não convencionais, como praças, parques e ambientes de circulação de pessoas comuns, proporcionando uma interação da arte com o espaço urbano. O lugar, que normalmente aparece somente como um espaço comum, se torna palco para a obra, que chega direta e inusitadamente. E a não frontalidade da escrita coreográfica, também viabiliza a possibilidade de cada espectador ter a sua perspectiva única do espetáculo, se dialogando e se inspirando nos movimentos da cidade, na rapidez do dia a dia e na ideia da singularidade de cada indivíduo.

“As canções que você dançou pra mim “ é repleta de canções românticas e clássicos. Inspirado nas obras do cantor Roberto Carlos, Alex Neoral criou coreografias com montagens por meio de muitos movimentos,  que vão levar o público a uma viagem as décadas de 1960, 1970, 1980 e 1990. São mais de 70 trechos das composições, sempre na voz do próprio Rei em suas versões originais. Os figurinos em tons de azul fazem alusão aos modelos e cortes das décadas de 1960 a 1980, com toques contemporâneos. Fazem parte do elenco Carol Pires, Cosme Gregory, Gabriela Leite, José Villaça, José Leandro Rodriva, Marcio Jahú, Monica Burity e Roberta Bussoni. “A escolha por Roberto Carlos surgiu de brincadeiras do elenco que durante as viagens da companhia cantava músicas do rei,  onde um ia interrompendo o outro, com outra música, a partir de uma palavra comum. Uma canção vai puxando a da sequência, formando uma grande história. É como se uma perguntasse e a outra respondesse”, explicou Alex Neoral.

Sobre a Focus Cia de Dança

Com 20 obras e 10 espetáculos em seu repertório, a Focus Cia de Dança se consagrou pela crítica especializada e do público. Se apresentou em mais de 90 cidades brasileiras. No exterior, levou sua arte para Canadá, Estados Unidos, Portugal, Itália, França, Alemanha e Panamá. Recebeu a Comenda da Ordem do Mérito Cultural do Ministério da Cultura, maior condecoração da cultura brasileira. Recentemente se apresentou no Rock In Rio,  ao lado de Fernanda Abreu. Com "As canções que você dançou pra mim", que se aproxima a 300 apresentações, recebeu diversas indicações a melhor espetáculo do ano por sua criatividade e originalidade. Em 2012, foi escolhida  por meio da seleção pública do Programa Petrobras Cultural, com patrocínio por três anos para desenvolvimento de suas atividades, dando início a uma parceria de manutenção que segue até hoje. Foram mais de 70 mil espectadores que ficaram encantados com a poesia e a capacidade técnica lapidadas nas coreografias inovadoras de Alex Neoral e nos movimentos precisos de seus bailarinos.

Os ingressos para “As canções que você dançou pra mim” estão sendo vendidos a R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia) na bilheteria do Teatro Municipal de Macaé, de segunda-feira a sábado, das 9h às 18h, e domingo, a partir das 14h. Nos dias de apresentação, haverá venda até a hora da apresentação. Desconto de 50% de até dois ingressos para a força de trabalho da Petrobras (mediante apresentação do crachá) e para clientes do Cartão Petrobras (mediante apresentação do cartão).

 

 Foto: Manuela Abdala

Clique Diário

E. L. Mídia Editora Ltda
CNPJ: 09.298.880/0001-07
Redação: Avenida Atlântica, 2.500, sala 22 – Cavaleiros – Macaé/RJ

cliquediario@gmail.com
(22) 2765-7353

Mais lidas da semana