São os últimos dias do III Festival Sabores. Cidade também oferece excelentes opções para visitar exposições e participar de lançamentos de livros
Daniela Bairros
Ainda não conseguiu prestigiar o III Festival de Sabores de Cabo Frio? Então aproveite. O evento está chegando ao fim. Termina no próximo domingo (1º). Mas além da boa gastronomia que a cidade cabista oferece, o turista que estiver na cidade pode aproveitar, muito mais do que sol, mar e as belas praias, um roteiro repleto de atividades culturais, como exposições e lançamentos de livros.
O III Festival Sabores de Cabo Frio, com a participação de 53 restaurantes, oferece o melhor da gastronomia local. Este ano o tema é “Mar” e a inspiração de chefs traz pratos, que vão do bacalhau a lagostas e risotos. E ainda tem as sobremesas. O festival é organizado pelo Sindicato dos Empresários dos Hotéis e Restaurantes de Cabo Frio, Convention & Visitors Bureau, Sebrae e Tropic Produções e Eventos, com apoio da Secretaria de Turismo de Cabo Frio.
Na programação também, há ainda opções para quem prefere uma boa literatura. Neste sábado (30), às 18h, a professora de Língua Portuguesa, Mônica Cabral, lança o livro “A propriedade lexical no ensino de produção de textos”. O evento será na Casa de Cultura José de Dome, Charitas. A obra, de 92 páginas e sete capítulos, trata do uso adequado do vocabulário no texto. Quem visitar o local, poderá conferir também exposições de arte. Uma delas fica em cartaz até sábado (30): a exposição “Pequenas Embarcações Grandes Memórias”, do artista Ricardo Sanches, que mostra réplicas em madeira de embarcações originais. Outra opção é a mostra “Clics e pedaços: árvores do meu jardim”, da artista plástica e ambientalista Gláucia Cabrasl, que vai até o dia 03 de outubro, com peças confeccionadas a partir de fotos e materiais de árvores e sementes. No Charitas, o visitante também pode conferir salas de exposições permanentes com acervos dos artistas José de Dome, Tiita Machado, Jean Guilaume, Chico Tabuia e Mudinho.
O Espaço Cultural Torres do Cabo está oferecendo atividades permanentes por ser uma área pública cedida aos artistas da cidade para expor e comercializar suas obras. Outro passeio muito atrativo em Cabo Frio, é o Forte São Mateus.
No local, os visitantes podem ver as instalações, os canhões, a vista paradisíaca da praia, uma exposição permanente de arte popular de Célio Ramos e de fotos de Wolney Teixeira, que contam um pouco da história do Forte, além de um mapa que mostra a cidade a partir da fundação.
SERVIÇO
Festival Sabores de Cabo Frio
Toda programação no site www.saboresdecabofrio.com.br.
Casa de Cultura José de Dome (Charitas)
Avenida Nossa Senhora da Assunção, n° 855, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e das 14h às 20h aos sábados, domingos e feriados.
Espaço Cultural Torres do Cabo
Rua 13 de Novembro, 51, Centro, próximo à Praia do Forte, de quarta a domingo, das 18h às 22h.
Forte São Mateus
Rua Almirante
Barroso, s/nº, Praia do Forte - Aberto diariamente para visitação das 9h às 17h.
Crédito: Divulgação