Mídias Sociais

Caderno D

Escritor lança o livro Humor à La Carte na Feijoada com Samba in Búzios

Avatar

Publicado

em

 

Livro aborda produtos, personagens e acontecimentos em torno de um estabelecimento “carioca nato”, o bar.

O escritor, chargista e cartunista Ykenga lançará o livro Humor à La Carte na Feijoada com Samba in Búzios. O evento será no dia 03 de fevereiro no Hotel Pérola, no balneário. O livro aborda produtos, personagens e acontecimentos em torno de um estabelecimento “carioca nato”, o bar.

A Feijoada com Samba In Búzios será o local do lançamento do  livro no balneário mais conhecido do Rio de Janeiro.  O evento,  que esse ano homenageia o jornalista Marcelo Lartigue (fundador do jornal satírico O Perú Molhado), acontecerá  no Hotel Perola, no centro de Búzios,  no dia 3 de fevereiro das 14h às 18h, sendo o esquenta para o carnaval no balneário. A produção é de Angela Barroso e Luciana Fajardo e o passaporte para esta festa, que será animada pela banda carioca “Roda de Samba do Bruno Novaes”, é a camiseta  com desenho do próprio Ykenga. O livro ainda tem textos de Martinho da Vila e Jaguar.

Sobre o autor

Bonifácio Rodrigues de Mattos, o Ykenga, é desenhista técnico por formação, tentou a sorte na charge em 1978, em jornais de sindicatos e nunca mais voltou à antiga profissão. Ferino em suas análises da realidade brasileira (especialmente aquela em que vivem ele e outros negros), ele teve seu trabalho publicado em periódicos de renome  aqui e fora do país.

Atualmente, o nome pode ser visto assinando charges no Le Mond da Frabça e no jornal digital Prensa de Babel.  Passou pela redação do jornal Extra, Pasquim, O Perú Molhado, o Nacional e já emprestou seus traços a jornais como o “Última Hora”, “Jornal do Commércio”, “O Fluminense”, “A Notícia”, “Jornal dos Sports”, “O Povo na Rua”, “O Dia”, “Perú Molhado” (de Búzios), “Liberacion” (Suécia) e “La Juventud” (Uruguai). Tem ainda desenhos incluídos no acervo da Casa do Humor e Sátira de Gabrovo, na Bulgária. Também lançou o livro Casa-grande e Sem Sala.

 Daniela Bairros

Crédito: Divulgação

 

Mais lidas da semana