Mídias Sociais

Caderno D

Em Macaé, bairro Imbetiba volta aos carnavais antigos com três dias de folia

Publicado

em

Carnaval começa nesta sexta-feira (09) e na cidade, carnaval vai homenagear Benedicto Lacerda, com o tema: “A gente se encontra nas ruas de Macaé”.

Em todo o país, o carnaval começa nesta sexta-feira (09) e se arrasta até a terça-feira, dia 13. Em Macaé, o bairro Imbetiba volta aos carnavais antigos com três dias de folia. A festa começa nesta sexta-feira (09) e vai homenagear Benedicto Lacerda, com o tema : “A gente se encontra nas ruas de Macaé”.

Nos dois primeiros dias,  a programação acontece na orla da praia dos Cavaleiros e nos três últimos na orla da praia da Imbetiba, onde historicamente o carnaval começou em Macaé. E para quem estará no ritmo da folia, nada melhor do que uma refeição rápida. Por isso, food trucks, com várias opções gastronômicas, estarão à disposição, além de  cervejas artesanais e locais como a Concubina, Macahé Craft Beer e Eisenbahn. A festa de Carnaval contará com concursos de Boi Pintadinho, Batalha de Confetes e blocos em diversos pontos da cidade, incluindo a região serrana. A programação do Carnaval de rua promete agradar pessoas de todas as idades. Serão vários blocos em diversos locais. A ocupação da rede hoteleira promete aquecer a economia local.

Nesta sexta-feira (9)  , o Bloco Quero te Encontrar, inicia a partir das 17h, em frente ao Hotel Comfort, na praia dos Cavaleiros, animado pelo cantor Pepinho, a banda Carnalhas, e bateria de escolas de sambas com muita fanfarra, marchinhas, sambas e sucessos. Já no sábado (10), no mesmo local, o Bloco das Danadas agita a galera com a banda Carnalhas e bateria de escola de samba.

No domingo (11)  será a vez dos pequenos na orla da Imbetiba,  a partir das 15h com o Circomania no Bloco do Pentelhinhos. A noite ficará por conta do Bloco do Chaplin’s, comandado por Flávia Duboc, bateria de escola de samba e banda Carnalhas. O Bloco Galo da Meia Noite sairá na segunda-feira (12), às 17h  na orla da Imbetiba com a sambista Amanda Amado, bateria de escola de samba e banda Carnalhas. No último dia, terça-feira de carnaval (13)  o Boi Capeta também na orla da praia da Imbetiba a partir das 17h com a banda Carnalhas e bateria de escola de samba. Esse ano será retomada a tradicional batalha de confetes do bairro mais charmoso de Macaé. A entrada é gratuita.

O Bloco Galo da Meia Noite irá sair pela primeira vez se juntando com outros blocos que fazem parte do resgate do carnaval na Praia de Imbetiba. “A ideia surgiu juntamente com o resgate do carnaval de rua e reforçando a expressão "a gente se encontra nas ruas de Macaé", Precisamos nos encontrar em Macaé!”, destacou um dos organizadores do Bloco Chaplin’s Bar, Samuel Marques, que iniciou o movimento ano passado de resgate do carnaval de rua na cidade.

Samuel explicou  que o carnaval de rua de  Macaé visa resgatar esse grande movimento cultural, com blocos que não desfilam há mais de 10 anos e também incentivar a criação de novos blocos, tornando a cidade uma boa opção cultural e turístico na região dos lagos e no estado do RJ.

No ano passado o tema foi Samuel Marques – Chaplin’s Bar / 60 anos de história, na primeira edição. Este ano, o tema é Benedicto Lacerda / A gente se encontra nas ruas de Macaé, uma homenagem ao  cidadão macaense que foi compositor de carnaval premiado pela atuação como fundador da União Brasileira de Compositores (UBC) e dirigente da Sociedade Brasileira de Autores, Compositores e Escritores de Música (SBACEM).

Durante todo o evento será oferecido aos portadores de necessidades especiais uma área reservada no público, com um membro de apoio da equipe de produção para orientar e auxiliar, bem como, banheiro químico adaptado.

 Bloco Chaplin’s Bar - O Chaplin’s Bar foi uma casa de shows que, nasceu do sonho de criar um espaço de lazer e cultura para a sociedade macaense. Este sonho começou a ser construído no ano de 1984, na Rua Silva Jardim, centro da cidade, através da ousadia e determinação de um macaense apaixonado pela música, conhecido como Samuel Marques. Após 21 anos as pessoas que frequentaram a casa não se esquecem dos bons momentos que tiveram. Por isso, pelas boas lembranças e vontade de revivê-las um pouco, a família de Samuel realizou em 2017, que se completou 20anos do seu falecimento e 60 anos de idade, um bloco, juntamente com o Resgate do Carnaval de Rua de Macaé, em sua memória com a participação de vários blocos.

Bloco das Danadas -  No primeiro ano, de maneira despretensiosa, a idéia daqueles 20... 30 amigos, era apenas de se divertir na orla da praia dos cavaleiros, vestidos de mulher para “abrir” oficialmente o carnaval. As DANADAS, desde 2004, um pequeno grupo alegre, irreverente, muito divertido, num ambiente totalmente familiar e com muita segurança. Banda tocando marchinhas de carnaval ao vivo, confete e serpentina, Dj´s tocando os sucessos mais atuais.  Esse ano o bloco completa 14 anos.

Bloco Boi Capeta - O bloco Boi Capeta surgiu no inicio dos anos 80, quando o filho de Ricardo Meirelles, professor na ocasião da escola Estadual Luiz Reid, Felipe Meirelles, pediu que a Tia Lia Meirelles, fizesse um boizinho para o Carnaval que se aproximava. A tia com toda habilidade de artista plástica, desenvolveu e produziu com muito carinho o pedido do sobrinho. Num sábado de Carnaval, os familiares de Felipe reuniram um pequeno grupo de amigos para sair no Bloco do Boi Capeta, nome dado pelo Felipe na ocasião. O bloco saiu da Rua Euzebio de Queiros, onde os foliões puderam andar pelas ruas do centro num desfile sem musica, mas com som da batida das latas. Um cantava marchinha, outro tocava e assim o bloco saiu pela primeira vez.

Bloco Galo da Meia Noite - O Bloco é em homenagem ao personagem “O galo” protagonista por muitos anos na Rinha onde hoje abriga o Centro Cultural Rinha das Artes que dá o protagonismo para arte e a cultura. Com objetivo de resgatar o melhor do carnaval dos áureos tempos, vem para reforçar o carnaval de Macaé que quer brincar com alegria e paz ao som de muito samba e marchinhas que encantaram gerações.

Daniela Bairros

Crédito: Divulgação

Clique Diário

E. L. Mídia Editora Ltda
CNPJ: 09.298.880/0001-07
Redação: Avenida Atlântica, 2.500, sala 22 – Cavaleiros – Macaé/RJ

cliquediario@gmail.com
(22) 2765-7353

Mais lidas do mês