Programação voltada para valorização das mulheres aconteceu durante todo o mês de novembro.
Todo o mês de novembro foi lembrado por eventos alusivos à Consciência Negra e Mulheres na Cultura. Em Cabo Frio, na Região dos Lagos, o projeto Mulheres na Cultura encerrou as atividades no último sábado (25). Nesta semana, o tema foi “Mulheres na Dança e no Movimento, com a participação de cerca de 30 pessoas. O evento aconteceu no Solar dos Massa, sede oficial da Biblioteca Pública Municipal Professor Walter Nogueira, no centro da cidade.
A programação contou com uma roda de conversa, promovendo o debate sobre o papel da mulher nas manifestações culturais e levou a reflexão da cultura de forma geral.
O grupo de dança Angatu fez uma homenagem ao mês da Consciência Negra, com referência as mucamas. As bailarinas Brenda Machado e Camilla Assis, alunas da professora Daphine Araújo, e que vão uma mostra seletiva, em Berlim, na Alemanha, em fevereiro de 2018, também se apresentaram.
O projeto “Mulheres na Cultura” teve o objetivo de promover atividades voltadas para valorização das mulheres por meio de diversas ações durante todo o mês de novembro. O primeiro evento foi “Mulheres na Música”, seguido de “Mulheres na Literatura”. A terceira temática da programação foi “Mulheres nas Artes Visuais e Manuais”. Segundo a diretora de Políticas Públicas da Secretaria Municipal de Cultura, Susiane Borges, o evento foi um sucesso.
“Fechamos com chave de ouro essa primeira edição do projeto “Mulheres na Cultura”. É uma alegria poder terminar o mês sabendo que foram discutidos temas tão relevantes voltados para o fortalecimento feminino e ver a participação e o engajamento de tantas pessoas que não mediram esforços para que essa programação acontecesse”, comemorou.
O secretário de Cultura, Ricardo Machado, esteve presente no evento e fez uma avaliação do trabalho da pasta durante este ano. “A nossa ideia é levar cultura para lugares que não tem acesso. Começamos esse trabalho com a abertura do Espaço Anderson Gigabyte, no Jardim Esperança. Este mês inauguramos a Sala de Leitura e Arte, no distrito de Tamoios, e temos um projeto em andamento chamado ‘Cinema no Araça’. Estamos trabalhando para que todos tenham acesso à cultura”, destacou.
Da redação
Crédito: Ascom/Cabo Frio