Praia do Peró serviu de cenário para elenco de "A Força do Querer"
Bertha Muniz
Atores da novela “A Força do Querer”, exibida no horário das 21h, pela Rede Globo, gravaram algumas cenas no inicio de março na Praia do Peró, em Cabo Frio. No roteiro, uma casa numa praia deserta e paradisíaca que irá servir de refúgio para a personagem Ritinha (Isis Valverde). As cenas foram ao ar a partir de ontem (17) e serão exibidas ao longo da semana.
A casa, que fica no sopé do Morro do Vigia, divide as Praias do Peró e Conchas, e é conhecida como “Cabana do Pescador” vai servir de refúgio para Ritinha (Isis Valverde) ao desembarcar com Ruy (Fiuk) no Rio de Janeiro. Na história, o filho de Eugênio (Dan Stulbach) esconde “sereia” com a ajuda do fiel amigo Amaro (Pedro Nercessian) para que a noiva Cibele (Bruna Linzmeyer) não descubra a traição dele às vésperas do casamento. Entretanto, o casal logo é descoberto.
As belezas naturais de Cabo Frio voltam a brilhar em horário nobre da rede nacional depois da atuação da secretária de Turismo, Fabíola Bleicker, que apresentou a ideia para a produção da novela fazer as gravações no local.
A casa já serviu de cenário, há exatos quatro anos, para outra produção global, a novela “Avenida Brasil”, de João Emanoel Carneiro. Na época, servia como a casa de praia de Tufão (Murilo Benício) e Carminha (Adriana Esteves).
"Ver as belezas naturais da nossa cidade ganhando destaque reforça ainda mais o turismo local. Na época das filmagens para a novela "Avenida Brasil" muitos turistas visitaram a Praia do Peró para conhecer a casa do casal Tufão e Carminha. Tenho certeza que agora não será diferente e vamos conseguir atrair ainda mais turistas para a região, disse a Secretária.
O diretor do folhetim, Pedro Vasconcelos, classificou as Praias do Peró e Conchas como “mágicas” e disse que gravar no local foi uma das maiores alegrias que já teve como diretor.
"É um lugar inesquecível, lindíssimo, e o Brasil inteiro, o mundo inteiro, vai assistir as belezas naturais aqui de Cabo Frio. Gravar uma sequência aqui e oferecer para o espectador um lugar paradisíaco, uma praia mágica como essa, está sendo a maior alegria", comentou o diretor.
A praia está na fase piloto do projeto Bandeira Azul, que certifica praias sustentáveis em todo o mundo. O Peró, devido à localização e aos cuidados que vem recebendo, conta com uma água 100% limpa, já que não há despejo de esgoto na região. Apenas cinco praias no Brasil contam com o selo Bandeira Azul e só uma delas está no Rio de Janeiro: a Prainha, na Zona Oeste do Rio.
Cabo Frio é cenário de novela desde 1966
A TV ainda era em preto e branco e Cabo Frio já servia de cenário para o gênero que arrebataria o Brasil, a telenovela. “O Sheik de Agadir”, em 1966 foi a primeira novela a usar a cidade como cenário. As cenas foram gravadas na dunas que, na trama, se transformavam no deserto do Saara. A cidade, desde então, vem servindo de cenário para as mais diversas produções. As dunas, na década de 80, também serviram de cenário para o episódio “Alí Babá, Emília e os 40 Ladrões”, do infantil Sítio do Pica-Pau Amarelo.
A Praia das Conchas foi cenário para importantes sequências da novela “Porto dos Milagres” e as dunas também serviram de cenário para a novela “Da Cor do Pecado”. O Forte São Mateus foi cenário da superprodução “A Casa das Sete Mulheres”, na cena de uma batalha de retomada do Forte. A cidade também foi cenário para a produção cinematográfica nacional, entre eles, o emblemático “Os Cafajestes”, de Ruy Guerra, que inaugurou o Cinema Novo.