Mídias Sociais

Caderno D

Cabo Frio cria programação em comemoração ao Dia da Árvore

Avatar

Publicado

em

 

No município cabista, a comemoração será no Horto Municipal, na próxima quinta-feira (21), e abertura da exposição de bonsais até domingo (24)

 

Daniela Bairros

O Dia da Árvore será comemorado na próxima quinta-feira (21) e no dia 22 de setembro, se inicia a estação mais florida do ano: a Primavera.

Em Cabo Frio, uma programação para comemorar a data foi criada. Será no Horto Municipal com uma tarde musical, na quinta-feira (21), e abertura da exposição de bonsais que vai até o domingo (24). A exposição poderá ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

Como em toda região do país há uma árvore símbolo, em Cabo Frio, assim como em toda região sudeste, o Pau-Brasil é o mais simbólico de todos. Árvore que despertou a cobiça de europeus, já que era usada na fabricação de móveis e instrumentos musicais, além de ter o extrato transformado em corante vermelho. Mas além dele, que existia em larga escala na Mata Atlântica, Cabo Frio também é a terra da Aroeira, Guaquica, Guapeba e Bajuru.

A cidade possui vegetação diferenciada em relação ao restante do sudeste brasileiro por conta do relevo quase plano e clima semi-árido. Durante o desenvolvimento urbano de Cabo Frio, predominava o pau-brasil, que ainda resiste e é encontrado nas Áreas de Proteção Ambiental (APA) que leva o mesmo nome da árvore. Esta APA é a maior e mais importante reserva de pau-brasil em todo o estado do Rio.

A aroeira vermelha também é uma importante espécie encontrada na região. A árvore tem como fruto a pimenta rosa, que possui sabor adocicado, mas com teor ácido e de ardência leve, muito parecido com a pimenta do reino, só que mais suave. A pimenta é muito usada na gastronomia nacional e internacional, mas a aroeira também tem qualidades reconhecidas na medicina. Por seu uso na culinária francesa, recebeu o nome de poivre rose. Na medicina ela é usada no tratamento da artrite, febres, ferimentos, reumatismos, higiene íntima das mulheres e nos cuidados pós-parto.

 

Crédito: Ascom Cabo Frio

 

 

Mais lidas da semana