Mídias Sociais

Caderno D

Agência Expedia classifica Cabo Frio como as cidades mais artísticas do Brasil

Avatar

Publicado

em

 

O site de uma das maiores agências de viagens online do mundo, destacou a cidade da Região dos Lagos como referência nacional em arte e cultura

Daniela Bairros

 

Mais uma vez, Cabo Frio, na Região dos Lagos, é destaque no turismo internacional. Além de possuir praias de águas cristalinas e areias brancas, o município cabista possui um grande acervo histórico e cultural. Tudo isso foi reconhecido, recentemente, por uma das maiores agências de viagens online do mundo, a Expedia. O site destacou a cidade como uma das mais artísticas do Brasil, sendo referência nacional em arte e cultura.

A cidade de Cabo Frio foi incluída na categoria de cidades com tamanho de população média, entre 101 mil até 350 mil habitantes. A agência Expedia avaliou o incentivo dado às artes e ao turismo voltado à cultura. Entre os demais municípios com população média, estão: Poços de Caldas (Minas Gerais), Ilhéus (Bahia), Novo Hamburgo (Rio Grande do Sul) Embu das Artes (São Paulo) e Juazeiro do Norte (Ceará).

A Secretária de Turismo de Cabo Frio, Fabíola Bleicher, destacou que Cabo Frio é uma referência para o país, não só pela sua importância histórica, mas também pelas suas belezas naturais e hospitalidade dos cabo-frienses. Para ela, por isso, a cada ano, o turismo da cidade tem se transformado em uma indústria geradora de desenvolvimento. A Secretaria de Turismo tem investido na profissionalização do setor, nos roteiros culturais da cidade, assim como nos patrimônios históricos, nas manifestações populares e na gastronomia, proporcionando aos visitantes, experiências marcantes. “O turista que visita Cabo Frio, mais do que exuberantes imagens e inesquecíveis lembranças, leva também a história, a cultura da cidade e conhece profundamente a alma cabo-friense”, declarou.

O secretário de Cultura, Ricardo Machado, destacou as várias ações realizadas ao setor, mesmo diante da crise financeira.  "A secretaria  buscou alternativas para atender toda a camada artística, acolhendo propostas e para juntos buscarmos  caminhos para que a cultura possa passar por essa crise. Estamos passando por ela com muito trabalho, empenho, ouvindo o segmento artístico e cultural da cidade e dando legalidade aos nossos espaços culturais para que, não apenas o turista, mas também o morador possa visitar os espaços. Nesses nove meses de governo  estamos realizando atividades  em todos os pontos da cidade, na área central a zona rural e em toda zona periférica da cidade, atendendo em parceria com o segmento cultural", afirmou o secretário.

Pontos culturais de Cabo Frio

Solar dos Massa- Reaberto recentemente, o Solar dos Massa é um típico sobrado do estilo colonial. Localizado na Praça Dom Pedro II, foi construído em 1779, em pedra e cal. O Solar está no coração de Cabo Frio e testemunhou todo o crescimento comercial do município. O prédio é matriz da Biblioteca Municipal Professor Walter Nogueira e abriga livros raros da cidade e obras do fotógrafo cabo-friense Wolney Teixeira.

Museu do Surf”- Também reaberto na atual gestão, o museu conta com uma coleção de peças raras. São 823 pranchas de surf, body board e long board, além filmes, documentos, miniaturas, revistas, quadros e troféus que contam a história de um dos esportes mais praticados no Brasil e no mundo. Recentemente, foi aberta a exposição de windesurf no local.  O museu está localizado na Praça da Cidadania, funcionando de terça a domingo, das 17h às 22h.

Teatro Municipal Inah de Azevedo Mureb- atualmente em obras, o local é o berço das artes cênicas da cidade, com o tradicional o grupo Oficena, que tem cerca de 140 alunos e já formou inúmeros atores no município. O local também oferece aulas gratuitas de violão e sedia oficina de circo.

Espaço Torres do Cabo- O Espaço Cultural Torres do Cabo é uma área onde artistas da cidade expõem e comercializam obras de artes e artesanatos. No local também são oferecidos cursos, além de realização de eventos multiculturais. O espaço funciona na Rua 13 de Novembro, 51, Centro, próximo à Praia do Forte, de quarta a domingo, das 18h às 22h. Uma galeria do espaço também está disponível à população no Shopping Park Lagos, na Avenida Henrique Terra.

Charitas- O Museu e Casa de Cultura Jose de Dome - Charitas é um edificação de estilo necolássico do século XVIII. O local já foi orfanato, Câmara Municipal, biblioteca e hoje é sede da Secretaria de Cultura. O museu conta com exposições temporárias e permanentes, além de atividades culturais. O Charitas está localizado na Avenida Nossa Senhora da Assunção, 855, no Centro, funcionando das 9h às 18h.

Espaço Anderson Gigabyte- Também reaberto na atual gestão, o espaço Anderson Gigabyte oferece oficinas gratuitas de teatro, capoeira, street dance, artesanato, além de encontros sobre idéias musicais e rodas musicais, entre outras atividades. O local funciona no coração do bairro Jardim Esperança faz uma homenagem ao morador local, cantor de rap e ex-membro do grupo PHP, Anderson Wagner, que morreu aos 25 anos de bala perdida.

Igrejas- Cabo Frio reúne um grande acervo histórico e religioso em suas igrejas. A tricentenária Matriz de Nossa Senhora da Assunção é a sétima igreja mais antiga do Brasil. O local é uma construção no estilo barroco e decorada em ouro. A igreja está localizada em frente a Praça Porto Rocha, no Centro.

Convento Nossa Senhora dos Anjos- A construção histórica hoje é sede do Museu de Arte Religiosa e Tradicional (Mart). Referência da arquitetura do período colonial, reúne arte sacra dos séculos XVII e XVIII e peças de mobiliário. O funcionamento é de terça a sexta, das 10h às 12h e das 13h às 17h. Finais de semana e feriados, das 14h às 18h, no Largo Santo Antônio.

 Forte São Mateus- Construída em pedra, argamassa, cal e óleo de baleia, por portugueses e índios tamoios para defender a terra das invasões dos franceses, ingleses e holandeses, o Forte é um dos principais cartões postais da cidade. O monumento é parte do patrimônio histórico nacional e compõe junto com a Praia do Forte um dos mais belos cartões postais do litoral do Brasil. O local é aberto ao público.

 

Crédito: Divulgação

 

Mais lidas da semana