Mídias Sociais

Caderno D

A arte no coração da cidade

Avatar

Publicado

em

 

Locais que revelam artistas locais, que possuem um trabalho especial em manter viva a história de pessoas que, através de sua arte, criam a identidade de uma região, são sempre importantes para o desenvolvimento humano.

Em Macaé existem lugares com essas características e que em conjunto com uma mão de obra qualificada, de pessoas que gostam de trabalhar com cultura, o setor vem conquistando novos degraus e apresentando ótimos resultados. Assim é a Fundação Macaé de Cultura, que trabalha em diversas frentes, desenvolvendo novos projetos e preservando locais que são verdadeiras jóias para a cidade, como por exemplo, a Galeria de Artes Hindemburgo Olive(GaHO). O espaço recebe exposições de artistas durante o ano todo, onde uma das prioridades é valorizar os artistas locais. Lá são entregues os portfólios de dezenas de artistas, onde são avaliados e através de um trabalho criterioso, exposições são criadas.

Localizada no térreo do Centro Macaé de Cultura, no coração da cidade, a galeria recebeu este nome, em homenagem ao artista plástico, Hindemburgo Olive de Araújo Carneiro da Silva, que era macaense, nascido em 1920. O artista ficou muito conhecido por seus quadros que tinham como inspiração as belas paisagens de Macaé.

Artistas nacionalmente e até internacionalmente conhecidos, já tiveram suas obras expostas na galeria, como Burle Marx e Maria Klonovska, Eto Cardin e Ariadne Decker.

Além de exposições de artistas plásticos da cidade e vindos de outros lugares do país, a galeria também recebe trabalhos de arquitetos, fotógrafos e designers. A intenção do local é que ele também seja democrático, e está sempre aberto a quem desejar expor seus talentos e habilidades. Desenhos, esculturas, pinturas diversas, não importa. O que torna este espaço muito especial é justamente a possibilidade de tornar público e acessível, as mais diferentes manifestações artísticas e que colaboram muito para que a cultura macaense esteja sempre fortalecida.

A Galeria está localizada no Centro Macaé de Cultura, que fica na Avenida Rui Barbosa, 780 e o espaço tem entrada franca de segunda a sexta, das 9h as 17h.

Mariana Abrantes

Mais lidas da semana