Mídias Sociais

Artigos

Meu Currículo...o que há de errado com ele?

Avatar

Publicado

em

 

A crise no mercado de trabalho decorrente da pandemia, ocasionou o aumento da taxa de desemprego para 12,9% no trimestre encerrado em maio, atingindo 7,8 milhões postos de trabalho. Dessa forma, trata-se da maior taxa de desemprego desde o trimestre terminado em março de 2018, dados da PNAD (Pesquisa Nacional de Amostra por domicílio) divulgado pelo IBGE.

Diante do exposto acima, a procura pela recolocação no mercado de trabalho, tem por consequência aumentado a concorrência, e levado os candidatos a “panfletarem” os currículos por meio de internet e networking em busca de emprego.

Em tempos de automatização de processos, algumas técnicas são necessárias na elaboração do currículo para aumentar as chances da escolha no processo de recrutamento e seleção.

Pesquisas mostram que recrutadores levam em média de 6 a 10 segundos para avaliar um currículo e selecioná-lo para o processo seletivo e no entanto, você deve ser estratégico em cada oportunidade que procura e preparar um currículo diferente como foco para cada vaga.

As empresas além do método presencial, utilizam a ajuda de softwares para o filtro dos candidatos que serão escolhidos para as entrevistas. No entanto é necessário personalizar o currículo para cada oportunidade.

Inicialmente, o recrutador na busca para escolha do perfil ideal para a vaga em aberto, é no campo: “objetivo”, que observa a posição que o candidato está almejando, para haver o interesse na seleção. Por esse motivo, você precisa observar o que está anunciado na vaga para adequar seu objetivo ao que está pedindo na descrição da vaga.

Palavras chaves estratégicas também devem ser investidas no currículo, utilizando os mesmos termos técnicos e habilidades requisitados, caso possua tal habilidade, com as mesmas palavras escritas no seu currículo, para haver a conexão com sua performance. Reformule sempre sua experiência personificando de acordo com o perfil desejado no anúncio.

É preciso ter autoconhecimento, na procura das vagas que tenham  haver com seu perfil e adequar seu currículo para cada anúncio que se candidatar, o que pode parecer algo trabalhoso, mas na prática, as informações contidas no currículo, apenas precisam ser adaptadas, que proporcionará uma vantagem competitiva e chamará a atenção do recrutador que VOCÊ pode ser o candidato ideal para a empresa.

Gostou? Siga-nos e acompanhe!!!

 

Só clicar nesse link abaixo https://instagram.com/dphumanos?igshid=dwdssww25gwc

 

 

Karinne Pierre

Especialista em RH

Ceo dphumanos

 

 

Mais lidas da semana