Dentista especialista em harmonização orofacial, Dra Ana Maria Hemer explica como o tratamento é feito e os benefícios proporcionados.
Os procedimentos estéticos têm sido frequentes na vida de muitos homens. Segundo Dra Ana Maria Hemer, dentista especialista em harmonização orofacial, apesar do melasma atingir principalmente as mulheres no Brasil, devido ao clima tropical ser mais frequente, o público masculino pode fazer todos os procedimentos de harmonização facial, só que as aplicações são diferentes das que são feitas em mulheres. “Os homens procuram mais projeção de ângulo de mandíbula, borde mandíbula e mento”.
Ainda de acordo com Dra. Ana, os benefícios do tratamento nos homens são iguais aos das mulheres e também aumenta a autoestima e previne o envelhecimento, com qualidade. “Os homens também podem fazer tratamento estético. É satisfatório perceber que os homens estão se importando, cada vez mais, pela aparência facial e não só pelo corpo”.
Já entre as mulheres, um tratamento procurado para previnir o melasma, que é uma condição da pele pela formação de manchas castanho escuro ou marrom, bem demarcada, com formato irregular no rosto, pela produção excessiva de melanina, que é a proteína da coloração da pele, tem sido bastante eficaz.
Dra. Ana Maria explica que o surgimento do melasma pode ser provocado por alguns fatores, como exposição ao sol, gravidez, problema hormonal, genética, uso de anticoncepcional e pode aparecer na face, no colo, braço e pescoço. É importante reconhecer o melasma com manchas escuras marrom de forma irregular, bem demarcado. O melasma possui três graus: o primeiro manchas claras e superficial; grau 2 manchas mais profundas existentes por mais de 1 ano e cor escura e grandes e grau 3 manchas graves presentes há mais de cinco anos e requerem mais cuidados.

Anderson Assis, de 40 anos, percebeu que a partir dos 30 anos, surgiu a necessidade de um autocuidado.
Anderson Assis, de 40 anos, percebeu que a partir dos 30 anos, surgiu a necessidade de um autocuidado. E, para ele, não é somente se cuidar, mas sim se permitir em ser cuidado. Foi aí que procurou uma profissional da área, a Dra. Ana e fez pequenos procedimentos. “Esses procedimentos não modificaram as minhas características faciais. Pelo contrário, permitiram que melhorassem as minhas condições. Eu fiquei com uma pele mais descansada, mais jovial, respeitando os limites da minha idade”.
Tratamento do melasma
Dra. Ana Maria destaca que o tratamento do melasma é realizado no consultório, com laser, peelings, ativos específicos e ozonioterapia. “O importante é que o profissional seja qualificado para não agredir a pele do paciente ou da paciente, não devendo fazer radiofrequência, ou seja, nada que seja quente para não estimular os melanócitos a produzir melanina, porque isso pode provocar o efeito rebote”. Geralmente, de acordo com a dentista especialista em harmonização orofacial, o tratamento é executado com ácidos específicos, com base de ácido tranexâmico, ácido mandélico, alfa bisobolol, alfa arbutin e niacidamida.
“É muito importante saber que a melasma não tem cura, mas pode ser controlada e depende muito dos cuidados do paciente. É fundamental usar muito protetor solar, sendo o 70 o mais indicado, e claro ficar alerta, caso a mancha apareça. Se isso acontecer, procure um profissional competente.
