Mídias Sociais

Artigos

Cuidados com as compras no Dia das Mães

Avatar

Publicado

em

 

Práticas e cuidados do consumidor diante das promoções e ofertas das lojas   neste dia especial. 

O Dia das Mães está chegando e as redes de varejo investem em propaganda e em promoções para chamar a atenção dos consumidores.  É atrativo, é tentador, mas é preciso estar atento para que ao buscar agradar as mães e ao mesmo tempo evitar problemas e prejuízo, não correr o risco de ser enganado.  Muita atenção com promoções na internet com preços muito baixos podem ser sites falsos.

Algumas práticas garantem a segurança da compra e economia de tempo e dinheiro. A primeira dica é pesquisar, já que os preços costumam variar bastante nessas épocas de grande apelo comercial. Verifique a autenticidade das promoções, desconfie sempre dos preços baixos demais.

Outra prática que pode auxiliar na economia é, ao se interessar por uma promoção, levar o material de propaganda à loja para garantir que a oferta será cumprida. Além disso, anúncios de concorrentes também podem ser úteis na negociação.

Na compra de eletroeletrônicos, peça para testar o funcionamento. Se optar por produtos importados, confira se há assistência técnica e peças de reposição no Brasil.

Confira mais algumas dicas

- Peça a nota fiscal com a discriminação do produto ou do serviço detalhadamente.

- A troca não é obrigatória se o produto não tiver com defeito, a não ser que o vendedor tenha prometido trocar.

- Bazares e lojas em liquidação nem sempre permitem a troca porque não dispõem de grande estoque. Por isso, confira a numeração do calçado, o tamanho da roupa, a medida do móvel, enfim, todas as informações que evitarão engano.

- Um serviço mal executado pode ser refeito, mas a comemoração da data ficará comprometida. Por isso, informe-se antes da contratação e peça referências.

- Na compra pela internet, fique atento ao prazo de entrega para o presente não chegar depois da celebração.

Recomendações especiais

Evitar comprar na última hora pois além de encontrar os shoppings e lojas lotadas e movimentos intensos, a escolha do produto não será feita após uma pesquisa cuidadosa de preços. Verificar sempre as taxas de juros se for comprar através de compras parceladas. Exigir sempre a nota fiscal e buscar se informar sobre a possibilidade de troca do produto que dependendo da política da loja pode variar.

Por Racine Filho – Advogado, presidente da Comissão de Direito do Consumidor da OAB-Búzios - 

 

Mais lidas da semana