Mídias Sociais

Artigos

A Amazônia também é Agro

Avatar

Publicado

em

 

Parte considerável da Amazônia está em chamas, um fato que não cabe considerações. Coincidência ou não, o Diretor do INPE – Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, Ricardo Galvão, foi demitido depois de atritos com o Presidente Bolsonaro e o Ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, devido a números de desmatamento apontados por um sistema de satélites que são referência para outros países. Soma-se a isso o bloqueio da Alemanha e da Noruega ao envio de recursos para o denominado “Fundo Amazônico”. Estamos falando em mais de 130 milhões de reais.
Sempre que a Amazônia é ameaçada, os primeiros a defendê-la são os ambientalistas, índios e representantes de Organizações Internacionais. Dessa vez um novo e influente grupo se insurgiu: Os grandes empresários do Agronegócio.
O Agronegócio foi o principal responsável por atenuar os efeitos da crise econômica que afetou o Brasil nos últimos anos. Na contramão dos outros setores da economia, o Agronegócio se manteve firme, em crescimento e, inclusive, colaborando com a eleição do Presidente, mas agora estão muito preocupados.
A floresta Amazônica cumpre dois papéis fundamentais nessa questão: Primeiramente ela é quem irriga as plantações e isso tem um valor inestimável. Em segundo lugar, mas não menos importante, a falta de cuidado com a questão ambiental pode trazer sanções, principalmente econômicas para o país, e isso é o que mais preocupa os Ruralistas.
O Governo Federal comemorou e muito a assinatura do tratado de livre comércio com a União Europeia, mas agora ele está ameaçado, porque há todo um mercado que se beneficiaria com sanções ao Brasil e consumidores que não querem compactuar com o fim da floresta.
Sou daqueles que acredita que proteger a Amazônia é nosso dever enquanto humanidade. Sim, muito países querem proteger as nossas florestas, mas não protegeram as deles. É verdade também que não podemos nos pautar em péssimos exemplos. As políticas públicas devem valorizar toda a biodiversidade, a beleza e o papel ecológico da Floresta Amazônica no Meio Ambiente. Ainda assim, se você não concorda comigo e não acredita que a proteção da Amazônia é uma obrigação, saiba que desmatá-la faz mal e pode gerar muito prejuízo.

Daniel Raony
Advogado , Pós-graduado em Gestão de Políticas Públicas e aluno do RenovaBR Cidades.
E-mail: danielraony@hotmail.com
No instagram e no facebook: Daniel Raony

Mais lidas da semana