Mídias Sociais

Política

Empresa belga John Cockerill apresenta projeto de turbina para geração de energia renovável em Macaé

Publicado

em

 

O prefeito de Macaé, Welberth Rezende (CIDADANIA), recebeu, na última semana, representantes da empresa belga John Cockerill, que apresentaram um projeto desenvolvido para a produção de turbinas para geração de energia através do fluxo d’água horizontal no município.

“Macaé se consolida como a principal referência nacional no desenvolvimento de projetos voltados à produção energética, não apenas através do petróleo e gás, mas também por fontes renováveis”, acredita o município.

Além do prefeito, o projeto foi apresentado também aos secretários de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, Rodrigo Vianna, e de Ambiente, Sustentabilidade e Proteção Animal, Juninho Luna.

De acordo com a prefeitura, o protótipo patenteado pela empresa que passará por fase de teste de torque ainda nesse mês, no Rio de Janeiro, terá a capacidade de produzir cerca de 2 megawatts (MW) de energia.

Além do teste de torque, que acontecerá com autorização do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), o equipamento também passará por análises feitas por pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

“Somos, de fato, a cidade que propõe a discussão de projetos que promovem a transição energética, criados por profissionais e empresas que se dedicam à inovação e à sustentabilidade. E o mais importante, essas turbinas serão produzidas em Macaé, estabelecendo um novo perfil do nosso desenvolvimento econômico”, comentou Welberth Rezende.

O município lembra que a turbina, cuja montagem e produção contarão com componentes e materiais fabricas por outras empresas belgas, terá a capacidade de produzir 100% de energia limpa, uma proposta que já desperta o interesse de empresas internacionais em Portugal e em país da África.

“A parceria com a prefeitura é fundamental para viabilizar a produção deste projeto em nossa base em Macaé. Iniciaremos nesse mês a fase de testes e a nossa expectativa é que as turbinas estejam disponíveis ao mercado até dezembro”, afirmou o gerente da unidade Macaé da John Cockerill, Marcelo Amado.

Além dos representantes da prefeitura e da John Cockerill, a apresentação do protótipo da turbina também contou com a participação de Hudson Azevedo, coordenador comercial para o segmento de óleo e gás da empresa belga Sika, uma das empresas que fornecerá componentes e materiais para a turbina.


Clique Diário

E. L. Mídia Editora Ltda
CNPJ: 09.298.880/0001-07
Redação: Rua Tupinambás 122 Gloria – Macaé/RJ

comercial@diariocs.com
(22) 2765-7353
(22) 999253130

Mais lidas da semana